A anemia pode causar queda de cabelo

É tão certo afirmar que a anemia pode causar queda de cabelo, que é importante contextualizar por quais motivos isso acontece.

A anemia é um problema de saúde mundial, sendo a anemia ferropriva o tipo mais comum de manifestação da doença, que atinge quase 40% da população, com maior prevalência entre as mulheres. As causas da anemia podem ser multifatoriais, incluindo a perda sanguínea crônica, ingestão e/ou absorção insuficiente de ferro.

Os sintomas comuns desta doença incluem: fadiga, cefaleia, fraqueza, baixo crescimento e desenvolvimento, irritabilidade, intolerância aos exercícios, enfraquecimento das unhas com formação de ondulações e perda de coloração, além de cabelos enfraquecidos e quebradiços. Pode haver pretensão de comer papel, amido (ou arroz cru) entre outros, em caso de excessiva carência de ferro.

blindagem na unhas

Inclusive em um estudo sobre anemia ferropriva em adultos mostra que um dos principais critérios de boa resposta ao tratamento oral com ferro são: redução ou desaparecimento de sintomas como fadiga e cansaço; maior tolerância a exercícios já na primeira semana de tratamento e  redução progressiva da queda de cabelo.

A anemia deve ser tratada com médico e nutricionista! Alimento não corrige anemia. A alimentação vai auxiliar a manter os níveis de ferro bons no organismo quando não existir a deficiência.

Abaixo estão  dicas de alimentos para manter os níveis de ferro ótimos no organismo!

Vale lembrar que o ferro dos vegetais, feijões, sementes e cereais precisa de uma fonte de vitamina C para uma ótima absorção. Aposte em um pouco de limão espremido, laranja, tangerina, acerola ou qualquer fruta cítrica para que este ferro seja bem aproveitado pelo organismo.

Comida saudável

Outra dica importante é não consumir leite e derivados na refeição rica em ferro (geralmente o almoço). Acontece que o cálcio presente nestes alimentos pode prejudicar a absorção do ferro.

Agora é com você. Faça a lição de casa na cozinha e aproveite cabelos fortes, com brilho e sem queda!

1 CANÇADO, Rodolfo D.; CHIATTONE, Carlos S. Anemia ferropênica no adulto: causas, diagnóstico e tratamento. Rev Bras Hematol Hemoter, v. 32, n. 3, p. 240-6, 2010.

2 LOOKER, Anne C. et al. Prevalence of iron deficiency in the United States. Jama, v. 277, n. 12, p. 973-976, 1997.

3 GUERRA, Celso CC et al. Anemia ferropriva na mulher em idade fértil. Rev. bras. hematol. hemoter, v. 21, n. 2, p. 47-53, 1999.

4 YAMAGISHI, Jessica Akemi et al. Anemia ferropriva: Diagnóstico e tratamento. 2017.

0 Points