Causas de deficiência vitamina D no organismo

vitamina d

Na época dos nossos ancestrais, ter quantidades de vitamina D para cumprir com todas as funções do organismo era tarefa simples. Como esta vitamina é sintetizada quando a pele é exposta a luz solar, não era um grande problema ao ser humano obter esta vitamina, já que provavelmente roupas sequer existiam, quem dirá casas, prédios, filtro solar.

Já hoje, a deficiência de vitamina D ocorre com frequência no mundo todo, isto porque a principal causa da deficiência desta vitamina é a falta de exposição solar. Há uma crença que alimentos podem regularizar os níveis desta vitamina, mas infelizmente a alimentação não é o principal fator para boas doses de vitamina D no sangue.

Os principais motivos da deficiência de Vitamina D são:

principais motivos vitaminas d

Fatores relacionados ao próprio indivíduo e aos seus hábitos e costumes:

  • Tipo de pele (quanto mais melanina, menor a quantidade de vitamina D sintetizada para a mesma exposição ao Sol),
  • Uso de protetor solar (uso correto de protetor solar com FPS 8 ou 15 reduz a capacidade de síntese de vitamina D em até 99,9%),
  • Idade (idosos têm reduzida capacidade de síntese de vitamina D)
  • Uso de roupas que cubram grande parte do corpo são fatores que influenciam a síntese cutânea de vitamina D.

Fatores ambientais que interferem em como os raios solares UV-B incidem:

  • Latitude
  • Estação do ano (aqui no Brasil por exemplo, no inverno as pessoas estão mais suscetíveis a deficiência de vitamina D, já no verão os níveis melhoram)
  • Hora do dia
  • Quantidade de nuvens ou camada de ozônio

Contudo, apesar de a vitamina D ser produzida por exposição aos raios solares, seu consumo dietético pode ser essencial quando a exposição solar é insuficiente para alcançar as necessidades diárias. Isto é comum, principalmente nas grandes cidades.

Lista de alimentos
Black slate table with product rich in vitamin D and omega 3. Written word vitamin D by white chalk.

Alguns alimentos ricos em vitamina D:

  • Gema do ovo
  • Fígado de boi e de frango
  • Sardinha
  • Óleo de peixe
  • Leite e manteiga
  • Cogumelos

Não esqueça desses desses detalhes

Vale lembrar que quando há deficiência de vitamina D, o organismo absorve menos cálcio e fosfato. Se não houver uma quantidade suficiente de cálcio e fosfato disponível para manter os ossos saudáveis, a deficiência de vitamina D pode causar um distúrbio ósseo denominado raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos. Resumindo, o organismo não incorpora quantidade suficiente de cálcio e outros minerais, o que causa o enfraquecimento dos ossos.

E ainda, a vitamina D é tida por muitos pesquisadores como um hormônio, já que regula inúmeras funções no organismo. Está também envolvida na prevenção do diabetes melito tipo 2 (DMT2), obesidade, hipertensão arterial, sistema imunológico, doenças inflamatórias intestinais, doenças autoimunes e doenças cardiovasculares.

REFERÊNCIA

1 SILVA, Bárbara C. Carvalho et al. Prevalência de deficiência e insuficiência de vitamina D e sua correlação com PTH, marcadores de remodelação óssea e densidade mineral óssea, em pacientes ambulatoriais. Arq. bras. endocrinol. metab, v. 52, n. 3, p. 482-488, 2008.

2 CASTRO, Luiz Claudio Gonçalves de. The vitamin D endocrine system. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 55, n. 8, p. 566-575, 2011.

3 SCHUCH, Natielen Jacques; GARCIA, Vivian Cristina; MARTINI, Ligia Araújo. Vitamina D e doenças endocrinometabólicas. Arq Bras Endocrinol Metab, v. 53, n. 5, p. 625-33, 2009.

4 MARQUES, Cláudia Diniz Lopes et al. A importância dos níveis de vitamina D nas doenças autoimunes. Rev Bras Reumatol, v. 50, n. 1, p. 67-80, 2010.

5 BUENO, Aline Lopes; CZEPIELEWSKI, Mauro Antonio. A importância do consumo dietético de cálcio e vitamina D no crescimento. Jornal de pediatria. Rio de Janeiro. Vol. 84, n. 5,(Set. 2008), p. 386-394, 2008.

Compartilhe este conteúdo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Juliana Maciel

Juliana Maciel

Juliana Maciel Nutricionista CRN - 3 54881