Como Manter a Dieta nas Festas de Fim de Ano?

Mantendo a Dieta no Fim do Ano

Você se desespera toda vez que a época de festas se aproxima? Não é só você.  São confraternizações, amigos secretos, almoços e jantares carregados de comida e de muita bebida também. E já que são muitas tentações, nada melhor do que dicas especiais para não deixar o peso da balança subir durante as festas.

Separamos dois blocos de dicas para não ter chance de dar errado!

Bloco da consciência alimentar

Trabalhe a sua consciência! Não tente controlar o alimento e não deixe o alimento te controlar.

Parece simples, não? Mas a primeira coisa que você pode fazer por você é parar de ter medo de comida. Simples assim. A alimentação deve e pode ser prazerosa.

Mulher tirando medida

1) Desenvolva a mentalidade positiva com o alimento: não dê qualidades negativas ao alimento “isto engorda”, “isto é um veneno”, “isto é um lixo”. Agradeça ao alimento que tem disponível na mesa. Afinal, tanta gente passando fome, né?

2) Respire fundo e observe atentamente o que está comendo: o fato de você respirar e se conectar com o ato de expirar e inspirar, faz com que você tenha total consciência do que está comendo. Visualize o alimento, sinta o cheiro, antes de sair e devorar tudo pela frente.

3) Mastigue…. lentamente: você sente o sabor do que está comendo? Ou se desespera ao ver quanta comida tem? Será que não há comida suficiente? Curta o momento. Uma garfada por vez e dificilmente você comerá em excesso.

4) Se permita, mas não se sabote: será que aquele alimento te deixará mais feliz? Não! O alimento te traz prazer, o que é diferente de felicidade. Então, sempre que possível, coma porque você quer comer, não “porque você merece”, “porque é fim de ano”, “porque já sai da dieta o ano inteiro”, “porque ano que vem entro na dieta”… você não precisa se auto sabotar com estas frases. Coma porque quer e aprenda a saber quando parar. Afinal, depois você vai culpar o alimento se engordar, não?

Bloco na hora do vamos ver!

Como melhorar as escolhas alimentares durante as festas?

1) Ir com fome para comer mais? De jeito nenhum! Vá sem muita fome. Coma uma fruta, tome um copo de leite vegetal ou tenha um punhado de castanhas. Mas ir com fome é liberar aquela vontade louca de devorar tudo o que se vê pela frente.

2) Hidrate-se bem! Uma hora antes, trinta minutos antes, mantenha um bom consumo de água! Vale água com gás e limão espremido, um chá zero, um suco natural. A hidratação pode auxiliar para dar uma freada naquela fome repentina. Muitas vezes achamos que temos fome e é somente sede.

3) Salada is the king! Sabe aquele prato de salada verde? Então, capriche! Faça uma salada bem bonita. Aproveite as nozes e castanhas da época e enriqueça-a com muita cor. Com uma saladona de entrada, o seu cérebro recebe a mensagem de que está satisfeito e então suas próximas escolhas serão feitas com maior tranquilidade.

Dieta de Fim de Ano

4) Escolha sempre o prato que tenha a carne magra (lombo suíno, peru, chester), grãos e cereais (quinoa, arroz selvagem ou de grãos, trigo sarraceno), legumes recheados com queijo branco ou tofu. Deixe as preparações com molhos e condimentos de escanteio. Aposte no limão, vinagre de maçã ou balsâmico, azeite de oliva extra-virgem, gengibre, pimenta e toda especiaria também é bem vinda.

5) Sobremesa, vai de fruta! Escolha sempre a opção que tem fruta. Mesmo que não tenha a fruta in natura, como um abacaxi grelhado com canela. Só de ter a fruta, é garantido que há menos açúcar adicionado à preparação. Saboreie pouco a pouco. Mas tente não fazer isto dias seguidos. Por exemplo, do Natal ao Ano Novo.

Hoje em dia temos uma ampla gama de receitas na internet que podem auxiliar a substituir as versões tradicionais por versões mais saudáveis, mas não menos gostosas. Molho branco já pode ser feito com requeijão light, tofu ou queijo branco. Os pães e torradas já podem ser substituídos por versões integrais, sem glúten, de fermentação natural. Sobremesas podem ser feitas sem adição de açúcar ou com açúcar demerara, de coco, agave ou mel. Já existem também maioneses lights. E já temos como fazer preparações fritas sem fritar com o uso de uma boa panela ou equipamento específico que doure bem os alimentos.

Que tal inovar na mesa com saúde e sabor? O segredo está em como você lida com o alimento. Quanto maior consciência você tiver no ato de se alimentar, menos terá que se preocupar, e mais a sua saúde agradece!

Boas Festas!

0 Points