Como parar de roer unha?

Banner - unhasPowered by Rock Convert

Roer as unhas virou um hábito de muitas pessoas. Tem gente que acaba até mesmo se ferindo por causa desse tipo de atitude. Mas como parar de roer unha? Se você está no club das pessoas que não conseguem abandonar o vício, mas quer se livrar dele, veio ao lugar certo. Eu consegui me livrar e vou te ajudar a fazer o mesmo. 

Aqui vamos falar dos motivos que levam ao hábito de roer unhas e vou te mostrar 7 dicas que eu mesma testei e deram super certo. Então eu garanto: se você colocá-las em prática, vai abandonar esse vício em pouco dias. Vamos lá?!

O que leva uma pessoa a roer unha?

Antes de mais nada vamos falar das causas. Pois para saber como parar de roer a unha é preciso entender o porque você está fazendo isso, não é mesmo? Roer as unhas é mais sério do que parece, pode ser um sinal de desordens mentais e emocionais, como:

  • Mania;
  • Vício;
  • Nervosismo;
  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Fome;
  • Tédio.

Além disso, a timidez, constrangimento e outros sentimentos interiorizados podem desencadear o hábito. Muitas pessoas fazem isso com pouca frequência, mas quando isso se torna parte do seu dia, ou se você começa a notar que passou dos limites é hora de procurar ajuda. Mas qual é o limite? Roer nunca seria o ideal. Mas, podemos dizer que o limite aceitável é quando isso não te fere ou acaba sendo feito com tanta frequência que você não consegue controlar.

como parar de roer unha
Nervous man bites fingernails,low key close up with selective focus

Como parar de roer as unhas em uma semana?

Se você não quer mais roer unha, mas já tentou outros truques e não conseguiu parar, calma que eu vou te ajudar.As dicas que vou colocar aqui foram testadas por mim e eu garanto que elas são eficazes. Então, vamos as 7 dicas testadas  aprovadas!

1. Manter as unhas cortadas e lixadas

Calma, você não vai precisar ter unhas curtas para sempre. Mas, na primeira semana de “detox das unhas” você vai precisar mantê-las curtinhas. Se a sua unha não cresce, ou está quebradiça, é necessário usar um fortalecedor nesse período, ok? Se o seu problema roer as pelinhas do dedo, essa dica se encaixa para você também. Então, corte as unhas, lixe bem e siga para a próxima dica.

2. Pintar as unhas e mantê-las bem feitas

Depois de cortar é a hora de pintar. O que ajuda muito é fazer as unhas em uma manicure. Se você não tem esse hábito, então, troque a roedura por idas ao salão. Ou melhor, chame a manicure na sua casa, que tal? Tem um aplicativo super bacana que permite que você chame a manicure onde e quando quiser, se quiser saber mais é só clicar aqui!

Voltando, é importante fazer com a manicure, pois falamos para o nosso subconsciente que uma profissional fez aquilo e não podemos estragar. Isso nos condiciona a não levar a mão à boca, e começamos a nos cobrar para não roer unha.

3. Aplicar unhas postiças ou unhas em gel

Se pintar não resolver a outra solução é aplicar unhas postiças ou unhas de gel. A minha primeira recomendação é a postiça, você pode usá-la como teste para acostumar a ter unhas grandes e, se porventura não se adaptar, coloca as unhas de gel. Ambas com certeza vão te impedir de roer.

como parar de roer unha
Beauty Fashion woman lips with natural Makeup and white Nail polish. Gloss Blue Lipstick. Beauty girl face close up. Sexy Lips, Manicure, Make up. Ring with Precious Stones, Jewelry

4- Teste o esmalte com gosto ruim

Se não quiser tomar uma atitude tão radical quanto colocar unhas, você pode testar o esmalte com gosto ruim. Vou te adiantar, você vai levar as unhas até a boca algumas vezes, vai achar o gosto horrível, mas mesmo assim vai acabar repetindo o processo. Mas, isso deve durar unhas dois ou três dias, depois vai evitar de todo jeito.

Mão com o esmalte branco
Woman applying clear nail vanish on her fingernails – macro shot

5. Mascar chiclete

Uma substituição do hábito ou um aliviador do estresse e ansiedade, mascar  chiclete pode te ajudar em todo o processo. Durante esse período pode servir como um auxiliador para o combate.

6. Investir em um hobbie

Mascar chiclete não é um hobbie, então, encontrar um seria a melhor forma de ter uma cura completa. Distrair a mente e voltar a atenção para algo que te deixa feliz, é uma solução que pode vir junto com todas as outras. Essa dica pode anular as anteriores ou acrescentar mais uma motivação a elas. Então faça aquele primeiro exercício, encontre o que te motiva, e procure a melhor solução para o seu caso.

7. Fazer psicoterapia ou tomar remédios

Última dica, mas não menos importante do que as anteriores. Se quer saber como parar de roer unha, já tentou de tudo, seguiu todas as dicas até aqui e nada: procure uma ajuda médica. O psicotepapeuta pode te ajudar de uma forma diferente. Além disso, os encontros podem ajudar em todas as demais áreas, não apenas com esse problema específico. 

Existe remédio homeopático para parar de roer unhas, e fórmulas caseiras. Esses podem ser os últimos recursos para o seu caso. Mas, aqui não posso fazer a indicação desse tipo de remédio. Por isso, sugiro que você procure um médico para ter a ajuda necessário. Não deixe esse problema de lado, busque a melhor solução para você.

Mão com o esmalte azul
Hands of a woman with dark manicure on nails and bouquet of violets on a white background

Um alerta: Você deve parar de roer unha para o bem da sua saúde

Não apenas estética, roer unhas pode causar problemas para a sua saúde. Veja as principais consequências de roer unhas:

  • Ferimentos na pele do dedo e nas cutículas, facilitando infecção por bactérias e fungos;
  • Deformações nas unhas, nos dedos e na pele ao redor;
  • Aumento das chances de desenvolver problemas gastrointestinais (gastroenterites e gastrites).

Se você conseguiu para de roer as unhas e quer ajuda de uma manicure para deixá-las em dia. Baixe aqui o aplicativo da Singu.

Deixe aqui nos comentários a sua experiência e me avisa quais dicas de como parar de roer unha você aplicou! 

0 Points