Como Remover Esmaltes das Unhas

Banner - unhasPowered by Rock Convert

Cuidar das unhas, não é apenas fazer as unhas ou usar bases adequadas. É ter uma rotina de cuidados, que envolvem todos os processos, cuticulagem, esmaltação, remoção do esmalte, hidratação, finalização etc.

Um dos processos que exige alguns cuidados especiais, é no momento de remoção do esmalte. É necessário ter paciência, se estivermos falando de um esmalte escuro, difícil de tirar dos cantinhos, não tão fácil de remove-lo como o esmalte claro, que quase nunca deixam vestígios. Apesar de não parecer, a remoção dos esmaltes, é um passo importante na rotina das unhas, pois algumas das opções, podem danificar as unhas, deixando as mesmas fracas.

Para esta etapa, os produtos mais conhecidos são a acetona e o removedor de esmaltes. Mas, sabemos qual a diferença entre eles e qual a melhor opção para mantermos as unhas saudáveis?

Apesar de estarmos falando de produtos que entregam mesma proposta – remoção de esmalte – conseguimos identificar diferença entre eles.

A primeira diferença, é o cheiro entre o removedor e da acetona. A acetona possui um cheiro muito mais forte, devido a sua composição, o que intensifica o seu cheiro. Por ter um solvente mais forte do que os removedores de esmaltes, a acetona pode retirar o esmalte mais rápido, porém, com consequências para as unhas, como: desidratação, manchas, inflamações de cutícula e até mesmo ressecamento das unhas e cutículas.



Já os removedores de esmaltes, por possuir uma composição com a presença de hidratantes, vitaminas e até óleos, trazem mais benefícios as unhas. Geralmente apresentam cheiro suave e não causa irritações ou alergias. O removedor de esmalte, é considerado uma “evolução” da acetona, que ajuda a não enfraquecer as unhas.

Os removedores de esmalte

Podemos encontrar os removedores de esmalte, em várias versões. Em esponja, lenços e líquido. As versões em esponja e lenços, buscam proporcionar a praticidade no momento de remoção, pois geralmente são embalagens pequenas que podem ser carregadas com muita facilidade ou estarem prontas para o uso em qualquer espacinho da sua bolsa.

roleta singu

O removedor instantâneo, conhecido por sua espuma, é uma das opções mais práticas para a remoção do esmalte. Dentro do pote, as espumas encontram-se umedecidas com o removedor de esmalte. Ao colocar o dedo e gira-lo entre as espumas, é possível remover o esmalte rapidamente, sem causar muito esforço e sem gerar resíduos de algodão. Por isso, se torna uma opção prática para o dia a dia. Vale lembrar que esmaltes com glitter, pode ser um pouco mais demorado e poderá danificar as espumas. Algumas opções encontradas hoje do removedor instantâneo, prezam por composições hidratantes, com vitaminas e óleos que auxiliam no fortalecimento da unha.

Os lenços umedecidos também conhecidos pela sua praticidade, são encontramos em potinhos pequenos. Este ao contrário da esponja, gera resíduo por conta dos lenços já utilizados. Por sua fórmula ser livre de acetona e sua textura oleosa, ele pode deixar a unha um pouco pegajosa após o uso, para unhas ressecadas, é uma ótima alternativa. Um ponto de atenção com os lenços, é com roupas, para não as manchar.  Os lenços garantem uma remoção mais delicada e suas embalagens, variam de 10 a 32 unidades.

O removedor de esmalte líquido, é encontrado facilmente em perfumarias e farmácias, com embalagens menores e econômicas (maiores). Atualmente, temos opções hidratantes, com óleo de argan, óleo de cravo, óleo de orquídea e até ômega 6. As opções que temos disponíveis hoje, garantem a remoção rápida do esmalte, sem esbranquiçar as unhas e com versões hipoalergênicas.

Dicas para remoção do esmalte

Às vezes, existem alguns esmaltes mais difíceis no momento da remoção, devido a sua pigmentação (esmaltes escuros e tons avermelhados – mancham facilmente), ou justamente pela composição do esmalte entregar uma durabilidade maior.

Para estes casos, vale a pena investir uns minutinhos a mais no momento de remoção.

  • Separe 10 pedaços de algodão, medindo-os nas suas unhas.
  • Coloque removedor de esmalte em cada um deles e coloque nas unhas, pressionando o algodão.
  • Deixe alguns instantes de molho e comece a retirar, de acordo com a ordem da primeira unha com o algodão.

Esta dica diminuirá a fricção do produto na unha, além de diminuir o tempo de remoção em cada uma delas.

Existem esmaltes que mais difíceis que os tons escuros, são aqueles que possuem glitter. Para estes casos, a dica acima pode ser acrescentada um passo a mais:

  • Ao colocar o algodão com removedor na unha, envolve-la com um pedaço de alumínio ou plástico filme.
  • Aguardar de 2 a 3 minutos e retirar.

Geralmente, o esmalte descola da unha e sai inteiro no algodão.

Além de termos cuidados com as unhas no momento de remoção de esmaltes, é essencial ter uma rotina de cuidados que envolvem hidratação das unhas, limpeza, uma boa alimentação e o uso dos produtos devidamente esterilizados e sempre que possível, dar o descanso que as suas unhas merecem, deixando-as respirar sem esmaltes.

0 Points