Como Suprir a Falta de Vitamina B12

A vitamina B12 podia ser a queridinha da vez de forma efetiva nos consultórios médicos e nutricionais. A B12 é uma vitamina que pertence ao complexo B, e é fundamental para o metabolismo do organismo, integridade do sistema nervoso central e periférico.  Esta vitamina participa da maturação das células sanguineas, e sua deficiência ocasiona a anemia megaloblástica, ou ainda a anemina perniciosa (quando há ausência do fator íntrinseco no estômago). Algumas doenças são causas da deficiência de B12, como o diabetes tipo I e II e as doenças autoimunes.

A deficiência de vitamina B12 é muito comum, e muitos pensam que isto ocorre apenas em vegetarianos/veganos, contudo cerca de 40% das pessoas que comem carne na América Latina são deficientes nesta vitamina em comparação com 50% a 60% dos vegetarianos. No Brasil, sua deficiência acomete mais de 50% da população onívora. E com isso, já é possível desmistificar que só veganos têm “pouca B12 no sangue”.

alimentos vitamina b12

Vale lembrar que não é possível suprir a falta de vitamina B12 com a dieta quando há diagnosticada a deficiência. Neste caso se faz necessária a suplementação específica acompanhada por um profissional da saúde.

A vitamina B12 é de origem animal? Será?

A vitamina B12 é sintetizada por bactérias, geralmente presentes no solo (frutas e vegetais) e intestinos de seres humanos e animais. Hoje, como os vegetais são higienizados para o consumo humano no controle de doenças infecciosas e parasitárias, esta vitamina B12 é perdida no processo de lavagem. É por isso que a vitamina B12 é considerada uma vitamina de origem animal, não porque os animais a possuem de forma abundante, mas sim porque consomem plantas no estado in natura, ou seja, a vitamina B12 é de origem bacteriana.

Ovô alimentos confiáveis vitamina b12

E quais são as fontes de vitamina B12 confiáveis? E por que confiáveis?

As únicas fontes confiáveis de B12 são:

  • Carnes
  • Ovos
  • Leite e derivados do leite
  • Alimentos enriquecidos
  • Suplementos

Já as algas não devem ser utilizadas como fonte de B12, já que a B12 neste caso é metabolicamente inativa em humanos.  E isso vale para a chorella, espirulina, levedo de cerveja. Infelizmente os estudos clínicos não demonstram eficácia em cumprir a função da verdadeira vitamina. Ainda estes alimentos podem até atrapalhar a interpretação dos exames laboratoriais, podendo sugerir uma falsa “normalidade” em pessoas que são, inclusive, sintomáticas. Logo não são fontes confiáveis para a manutenção dos níveis de vitamina B12 no sangue.

Quais os sintomas da deficiência?

  • Formigamento nos membros inferiores
  • Redução da memória
  • Concentração prejudicada
  • Cansaço
  • Ansiedade
  • Sonolência
  • Alterações de humor
  • Fraqueza
  • Depressão
  • Tontura

Recomendação

A recomendação de ingestão de vitamina B12 para seres humanos após os 14 anos de idade é de 2,4 mcg/dia. Já na gestação e lactação é necessário 2,6 mcg/dia e 2,8mcg/dia, respectivamente. De forma geral, o organismo humano necessita diariamente entre 1 mcg até 10 mcg por dia da vitamina B12 absorvida. Quando suplementada a dose prescrita pelo profissional pode facilmente chegar a 1000mcg/dia e 2000mcg/dia em casos de deficiências mais graves.

Para finalizar, hoje sabe-se que a deficiência de vitamina B12 muitas vezes não tem a ver com a quantidade de vitamina B12 ingerida, já que o seu metabolismo é complexo. Desordens gástricas e intestinais, consumo de álcool e drogas também podem prejudicar e até impedir a absorção completamente. Gestação e lactação, situações de alto estresse mental e físico, idade avançada, medicamentos, agrotóxicos como o glifosato, intervenções cirúrgicas estomacais, todos estes fatores interferem no bom metabolismo desta vitamina.

Aposte no acompanhamento da vitamina B12 para a manutenção da sua saúde!

Referências

1 BENOIST, Bruno. Conclusions of a WHO Technical Consultation on folate and vitamin B12 deficiencies. Food and nutrition bulletin, v. 29, n. 2_suppl1, p. S238-S244, 2008.

2 ALLEN, Lindsay H. Folate and vitamin B 12 status in the Americas. Nutrition reviews, v. 62, n. suppl_1, p. S29-S33, 2004.

3 SLYWITCH, Eric. Guia alimentar de dietas vegetarianas para adultos. São Paulo: Sociedade Brasileira Vegetariana, 2012.

0 Points