Como Suprir a Falta de Vitamina B12

vitamina b12

A vitamina B12 podia ser a queridinha da vez de forma efetiva nos consultórios médicos e nutricionais. A B12 é uma vitamina que pertence ao complexo B, e é fundamental para o metabolismo do organismo, integridade do sistema nervoso central e periférico.  Esta vitamina participa da maturação das células sanguineas, e sua deficiência ocasiona a anemia megaloblástica, ou ainda a anemina perniciosa (quando há ausência do fator íntrinseco no estômago). Algumas doenças são causas da deficiência de B12, como o diabetes tipo I e II e as doenças autoimunes.

A deficiência de vitamina B12 é muito comum, e muitos pensam que isto ocorre apenas em vegetarianos/veganos, contudo cerca de 40% das pessoas que comem carne na América Latina são deficientes nesta vitamina em comparação com 50% a 60% dos vegetarianos. No Brasil, sua deficiência acomete mais de 50% da população onívora. E com isso, já é possível desmistificar que só veganos têm “pouca B12 no sangue”.

alimentos vitamina b12

Vale lembrar que não é possível suprir a falta de vitamina B12 com a dieta quando há diagnosticada a deficiência. Neste caso se faz necessária a suplementação específica acompanhada por um profissional da saúde.

A vitamina B12 é de origem animal? Será?

A vitamina B12 é sintetizada por bactérias, geralmente presentes no solo (frutas e vegetais) e intestinos de seres humanos e animais. Hoje, como os vegetais são higienizados para o consumo humano no controle de doenças infecciosas e parasitárias, esta vitamina B12 é perdida no processo de lavagem. É por isso que a vitamina B12 é considerada uma vitamina de origem animal, não porque os animais a possuem de forma abundante, mas sim porque consomem plantas no estado in natura, ou seja, a vitamina B12 é de origem bacteriana.

Ovô alimentos confiáveis vitamina b12

E quais são as fontes de vitamina B12 confiáveis? E por que confiáveis?

As únicas fontes confiáveis de B12 são:

  • Carnes
  • Ovos
  • Leite e derivados do leite
  • Alimentos enriquecidos
  • Suplementos

Já as algas não devem ser utilizadas como fonte de B12, já que a B12 neste caso é metabolicamente inativa em humanos.  E isso vale para a chorella, espirulina, levedo de cerveja. Infelizmente os estudos clínicos não demonstram eficácia em cumprir a função da verdadeira vitamina. Ainda estes alimentos podem até atrapalhar a interpretação dos exames laboratoriais, podendo sugerir uma falsa “normalidade” em pessoas que são, inclusive, sintomáticas. Logo não são fontes confiáveis para a manutenção dos níveis de vitamina B12 no sangue.

Quais os sintomas da deficiência?

  • Formigamento nos membros inferiores
  • Redução da memória
  • Concentração prejudicada
  • Cansaço
  • Ansiedade
  • Sonolência
  • Alterações de humor
  • Fraqueza
  • Depressão
  • Tontura

Recomendação

A recomendação de ingestão de vitamina B12 para seres humanos após os 14 anos de idade é de 2,4 mcg/dia. Já na gestação e lactação é necessário 2,6 mcg/dia e 2,8mcg/dia, respectivamente. De forma geral, o organismo humano necessita diariamente entre 1 mcg até 10 mcg por dia da vitamina B12 absorvida. Quando suplementada a dose prescrita pelo profissional pode facilmente chegar a 1000mcg/dia e 2000mcg/dia em casos de deficiências mais graves.

Para finalizar, hoje sabe-se que a deficiência de vitamina B12 muitas vezes não tem a ver com a quantidade de vitamina B12 ingerida, já que o seu metabolismo é complexo. Desordens gástricas e intestinais, consumo de álcool e drogas também podem prejudicar e até impedir a absorção completamente. Gestação e lactação, situações de alto estresse mental e físico, idade avançada, medicamentos, agrotóxicos como o glifosato, intervenções cirúrgicas estomacais, todos estes fatores interferem no bom metabolismo desta vitamina.

Aposte no acompanhamento da vitamina B12 para a manutenção da sua saúde!

Referências

1 BENOIST, Bruno. Conclusions of a WHO Technical Consultation on folate and vitamin B12 deficiencies. Food and nutrition bulletin, v. 29, n. 2_suppl1, p. S238-S244, 2008.

2 ALLEN, Lindsay H. Folate and vitamin B 12 status in the Americas. Nutrition reviews, v. 62, n. suppl_1, p. S29-S33, 2004.

3 SLYWITCH, Eric. Guia alimentar de dietas vegetarianas para adultos. São Paulo: Sociedade Brasileira Vegetariana, 2012.

Compartilhe este conteúdo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Juliana Maciel

Juliana Maciel

Juliana Maciel Nutricionista CRN - 3 54881