Cronograma capilar? Entenda como entregar o que o seu cabelo precisa!

Você já parou para pensar nos sinais que o seu cabelo te envia? Sejam sinais de fraqueza, de ressecamento e até mesmo de necessidades perante a nossa rotina louca do dia a dia. Sofremos diariamente os efeitos das fontes de calor nos fios, tais como chapinha, secador e babyliss, e além dos acessórios que já conhecemos, os fios podem sofrer agressões da radiação solar, poluição e procedimentos químicos. O fio saudável é formado por água, lipídeos e proteína. Porém, com as agressões diárias, as vezes não conseguimos entregar tudo ao fio. E por isso, é necessária a reposição de água, lipídeos ou proteína. Para esta reposição, a indicação é iniciar um CRONOGRAMA CAPILAR.

Secagem de Cabelo no Salaão de Cabeleleiro

O que é um cronograma capilar?
O cronograma capilar, é o cuidado especial que seu cabelo te pede! O cronograma consiste em um planejamento do mês, onde, após identificado a necessidade do seu cabelo (com o teste de porosidade), é indicado tratamento semanais, com foco em: nutrição, reconstrução e hidratação. Cada etapa do cronograma, tem como objetivo recuperar a estrutura do fio saudável e pode ser feito em casa, com produtos indicados para cada fase.  

HIDRATAÇÃO – Por que meu cabelo pede hidratação?
O seu fio está precisando de reposição de água e nutrientes que perdemos durante o dia a dia, de acordo com o impacto da rotina. O cabelo sem a hidratação adequada, ele fica seco e com aspecto opaco.

NUTRIÇÃO – Por que meu cabelo pede nutrição?
Seu cabelo está precisando da reposição dos lipídeos (gorduras) na fibra capilar. Aumentando a lubrificação do fio, impedimos a perca dos componentes e da água presente no fio. O cabelo sem a nutrição adequada, ele tem excesso de frizz e fios desalinhados. Pontas duplas também são comuns no cabelo que necessita de nutrição.

RECONSTRUÇÃO – Por que meu cabelo pede reconstrução?

O cabelo que precisa de reconstrução, necessita repor a proteína (massa), o que traz o fortalecimento do fio. O cabelo sem o tratamento ideal de reconstrução está muito quebradiço, fraco, áspero e fino. Geralmente este cabelo passou por um procedimento químico, aumentando a porosidade e diminuindo a elasticidade do fio.

Muleher Escovando o Cabelo

Por quanto tempo devo fazer o cronograma capilar?


A duração do cronograma é individual. Os resultados podem aparecer nas primeiras semanas ou não, o interessante é continuar o tratamento para intensificar os resultados.

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo?


O cronograma capilar beneficia todos os tipos de cabelo, de acordo com a necessidade do fio. O principal objetivo do cronograma é construir um fio saudável e devolver todos os nutrientes ao seu cabelo.

Identificando a necessidade do meu cabelo


O primeiro passo, para montar um cronograma capilar, é entender a necessidade do seu cabelo e com isso você fará o TESTE DE POROSIDADE.
Para realizar o TESTE DE POROSIDADE, você precisará de um copo TRANSPARENTE com água filtrada e um fio do seu cabelo (procure por aí se não tem um fio perdido, para que não seja necessário arrancar um fio de cabelo, ai!). Com todos os itens em mãos, você deverá colocar o fio de cabelo dentro do copo que está com a água e aguardar 10 minutos. Com este teste, existem 3 possibilidades, sendo elas:

Flutuar na superfície: Isso demonstra que o seu cabelo está com baixa porosidade. Apesar das cutículas estarem seladas, ela está com dificuldade de receber nutrientes. Para o fio flutuante, o tratamento direcionador é a HIDRATAÇÃO.
Produtos indicados: Buscar produtos com pantenol, glicerina, vitaminas, aloe vera em sua formulação.

Para este cronograma, você pode seguir esta agenda:

Banner cabelosPowered by Rock Convert

Semana 1: hidratação, nutrição e hidratação
Semana 2: hidratação, hidratação e nutrição
Semana 3: hidratação, nutrição e hidratação
Semana 4: hidratação, nutrição e reconstrução

Boiar no meio do copo: Isso demonstra que ele está com média porosidade. Com esse resultado, identificamos com o caminho do seu tratamento será NUTRIÇÃO. A função da nutrição é de repor lipídios da fibra capilar.
Produtos indicados: Buscar produtos com óleos naturais e manteiga em sua formulação.

Para este cronograma, você pode seguir esta agenda:

Semana 1: nutrição, hidratação e nutrição
Semana 2: nutrição, nutrição e hidratação
Semana 3: nutrição, hidratação e nutrição
Semana 4: nutrição, hidratação e reconstrução

Afundar no copo: Isso demonstra que o seu cabelo está com ALTA porosidade. Com este resultado identificamos que as cutículas estão ABERTAS, com isso sem conseguir reter todos os nutrientes e proteínas que são essenciais para o fio. Este resultado, pede o caminho da RECONSTRUÇÃO.
Produtos indicados: Buscar produtos com queratina e aminoácidos na formulação.

Para este cronograma, você pode seguir esta agenda:

Semana 1: hidratação, nutrição e hidratação
Semana 2: hidratação, nutrição e reconstrução
Semana 3: hidratação, nutrição e hidratação
Semana 4: hidratação, nutrição e reconstrução

Como montar um cronograma capilar?


Após identificar a necessidade do seu cabelo, é de extrema importância seguir com todas as fases indicadas por semana, sem pular tratamentos e com o espaçamento entre eles de 48h. Não descuidar de produtos tais como shampoos e condicionadores específicas para o seu tipo de cabelo.

Vale lembrar o acompanhamento de um profissional nesta etapa de construção de cronograma, para que tenha uma avaliação personalizada e indicação de produtos ideais com cada etapa.

Qual resultado esperar do cronograma capilar?



O resultado esperado de um cronograma capilar é recuperar a estrutura de um cabelo saudável, brilhoso, macio e maleável. Ou seja, um cabelo de arrancar suspiros e elogios!

0 Points