Dica de alimentos para fortalecer as unhas

Aprenda como fortalecer as unhas

A unha é uma estrutura queratinosa especializada que cresce aproximadamente 2 a 3 mm por mês, com substituição completa alcançada em 6 a 9 meses. Embora a unha corresponda a uma parte pequena do nosso corpo, esta estrutura corresponde a aproximadamente 10% de todas as alterações dermatológicas.

Praticamente todas as deficiências nutricionais podem afetar o crescimento das unhas, bem como enfraquecê-las, torná-las frágeis, finas, quebradiças e ou com fissuras. Por isso, aqui você encontrará algumas dicas de como fortalecer a sua unha através de uma alimentação saudável.

As principais vitaminas e minerais encontrados nos alimentos para unhas fortes e saudáveis são o magnésio, cálcio, ferro, zinco, selênio, sódio e cobre. Além disso, vitaminas A e E, vitaminas do complexo B e biotina atuam em sinergia no processo de formação e manutenção de unhas perfeitas.

Abaixo estão alguns alimentos ricos nestes nutrientes que devem fazer parte da rotina de hábitos saudáveis:

Banana

A banana é rica em vitamina B6 e magnésio, que auxilia na manutenção estrutural da unha saudável e evita a coloração amarelada, associada principalmente a unhas fragilizadas.

bananas

Castanhas, sementes e amendoins

Em especial a castanha-do-caju, castanha-do-brasil, amendoim e sementes de linhaça possuem zinco, vitamina E e selênio. A ingestão correta destes nutrientes evitam manchas brancas e enfraquecimento das unhas.

Castanhas, sementes e amendoins

Soja

A soja é rica em cálcio, além de ser uma alternativa ao leite para a obtenção deste nutriente. Pode ser consumida em grãos, tofu, bebidas de soja (leite vegetal). Auxilia na manutenção das unhas fortes e não quebradiças.

soja

Feijão

Arroz e feijão é a combinação perfeita! O feijão é um alimento rico em ferro, sendo que a deficiência deste nutriente pode ocasionar em unhas muito finas e que crescem côncavas. Sintoma comum inclusive na anemia.

feijão

Cereais integrais

Os cereais integrais como aveia, cevada, quinoa, arroz integral, amaranto, trigo sarraceno são ricos em vitaminas do complexo B e biotina. A biotina está associada em grande parte dos tratamentos de unha e as vitaminas do complexo B contribuem para que as unhas permaneçam resistentes.

Aposte ainda em:

Hidratação

Beba bastante água de forma fracionada ao longo do dia, principalmente se você pratica alguma atividade física. Também aposte em frutas hidratantes como melancia, melão, abacaxi e a água de coco. Com isso, você garante unhas duras e ainda mantém o funcionamento ideal do organismo.

hidratação

Ter uma refeição tranquila e mastigar bem os alimentos

Tanto as vitaminas e minerais dos alimentos só podem ser bem absorvidos quando bem mastigados e digeridos. Comer com pressa não garante a digestão e absorção ideal dos nutrientes, com isso você pode prejudicar a estrutura da sua unha.

Para ajustes individuais, procure sempre um profissional. E que você tenha unhas bonitas sempre!

Referência: 

CASHMAN, Michael W.; SLOAN, Steven Brett. Nutrition and nail disease. Clinics In Dermatology, [s.l.], v. 28, n. 4, p.420-425, jul. 2010. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.clindermatol.2010.03.037.

ADDOR, Flávia Alvim Sant’Anna. Efeito de suplementação nutricional no fortalecimento e crescimento das lâminas ungueais. Surgical & Cosmetic Dermatology, v. 8, n. 4, p. 311-315, 2016.

DE MELO, Juliana Nakano. Dermatoses Nutricionais.

Tabela brasileira de composição de alimentos – TACO. 4. ed. rev. e … Disponível em: http://www.unicamp.br/nepa/taco/tabela.php?ativo=tabela. Acesso em: 28.10.2019

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