Drenagem linfática: Antes ou depois da atividade física?

drenagem

A drenagem linfática possuí diversos benefícios, mas quando apresenta melhores resultados, antes ou depois da atividade física?

Na busca por eliminar peso e reduzir medidas, muitos já sabem que a prática de exercícios físicos, aliados a drenagem linfática são ótimos para obter melhores resultados. Porém é indicado fazer a drenagem linfática antes ou depois da atividade física?

Essa técnica, possuí diversas indicações, como prevenção de dores de cabeça, melhorar edemas na gestação, mas também, pode ser feita com objetivos terapêuticos, como pós-operatório e também fins estéticos, de manutenção da saúde, entre outros.

A drenagem linfática faz com que o corpo trabalhe melhor e de forma mais equilibrada, promovendo a limpeza e eliminação de toxinas. Contudo antes, vale saber um pouco mais sobre a drenagem linfática.

O que é a drenagem linfática?

É uma técnica que utiliza toques leves e rítmicos, que auxiliam e estimulam o melhor funcionamento do processo linfático no corpo. A drenagem é feita nos sentidos dos gânglios linfáticos.

Esses gânglios ficam espalhados por partes do corpo, como pescoço, clavícula, axila e virilha e essas áreas pertencem ao sistema linfático. O sistema linfático, possuí a função de drenar o excesso de líquido, limpando o sangue e o corpo de impurezas e toxinas, contudo, a circulação nos vasos linfáticos é lenta e com a realização da drenagem, a circulação é estimulada.

Benefícios da drenagem linfática

Benefícios da drenagem linfática

A drenagem linfática, promove a eliminação mais rápida de toxinas e impurezas do corpo, permitindo inúmeros benefícios em quem recebe, como:

  • Auxilia o sistema imunológico;
  • Reduz dores de cabeça;
  • Reduz edemas e inchaços;
  • Promove a recuperação dos tecidos;
  • Auxilia no tratamento contra celulite;
  • Reduz medidas; e
  • Acelera o metabolismo.

Além de todos os benefícios citados, essa técnica, feita em conjunto de hábitos saudáveis, promove a harmonia dos órgãos e corpo. É importante ressaltar que a drenagem linfática será eficiente, somente se abordada como um tratamento.

Assim, encontrar um bom profissional que aplique as técnicas de forma correta e frequente é essencial! A frequência e periodicidade são muito importantes para eficácia. A drenagem, quando feita de 2 a 3 vezes por semana, faz com que a retenção de líquidos não volte, prevenindo edemas e inchaço.

Manter uma alimentação saudável!

A alimentação saudável é fundamental para melhorar os resultados da drenagem linfática. Alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, sementes como chia e linhaça, além de frutas com casca, são bons mecanismos para auxiliar na eliminação de toxinas, bem como, a ingestão de água. Ingerir ao menos, 2 litros de água por dia, irá potencializar os benefícios.

Banner massagem

Uma vez que ao receber a drenagem linfática, será despertado o sistema linfático que realizará a limpeza das impurezas, assim ao beber água o corpo libera as toxinas com mais eficiência. A prática de atividades físicas, em conjunto com a drenagem, também apresenta ótimos resultados. Além de reduzir medidas a drenagem, promove a recuperação dos tecidos musculares e promove o relaxamento

Drenagem linfática antes ou depois da atividade física?

Drenagem linfática antes ou depois da atividade física?

A drenagem linfática, quando feita junto à prática de exercícios físicos é ótima para quem busca perder medidas, bem como melhorar a retenção de líquidos. Assim receber a drenagem frequentemente, apresentará mais resultados físicos e com mais qualidade.

Diferente da massagem desportiva, a drenagem promove principalmente o estimulo do sistema linfático, para eliminação de impurezas. Melhorar a retenção de líquido, também esta entre os maiores benefícios percebidos por quem pratica atividades físicas em parceria com a drenagem.

Porém a drenagem linfática realizada após a atividade física traz mais benefícios à pessoa. Uma vez que a drenagem auxilia a circulação sanguínea, permitindo que o ácido lático produzido durante a atividade seja dissolvido, prevenindo nódulos e lesões musculares. Contudo essa técnica, não substituí outros tipos de massagem que visam reabilitar o músculo e melhorar o rendimento na prática de atividades físicas e esportes.

Contraindicações

A drenagem linfática, possuí algumas contraindicações, em quem apresenta problemas de saúde. Em casos de doenças, como tumores malignos, tuberculose, processos infecciosos, doenças reais, hepáticas graves e trombose, essa técnica não é indicada.

Uma vez que ao estimular o sistema linfático, a doença que esta na célula, pode ser transportada pela corrente sanguínea, permitindo a disseminação para outras partes do corpo. Portanto em caso de dúvidas, consulte o médico!

Invista em você!

atividade fisica

Realizar práticas terapêuticas,como massagens e drenagens está entre os maiores aliados para a manutenção da saúde e qualidade de vida. Investir um tempo para cuidar do corpo, permitindo a sensação de relaxamento e bem estar é primordial para encontrar o equilíbrio e manter a saúde mental.

Além de cuidar do corpo, é importante criar práticas diárias que promovam a qualidade de vida e felicidade, assim procure um tempo para si. Investir em você é promover um futuro com mais saúde, bem estar e vida.

Compartilhe este conteúdo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter