Aprenda Francesinha
Olá Singuladies, vocês estão se cuidando bem nesta quarentena? Espero que estejam seguindo minhas dicas dos posts anteriores 😉 Estou hoje de volta para falar de nail art, ou melhor, da nail art favorita das brasileiras: a francesinha!
Diz-se que o hábito de pintar as pontinhas das unhas de branco começou na França do século 18 com a intensão das prostitutas em esconderem a sujeira acumulada nas pontas dos dedos, já que naquela época a pobreza era grande e os banhos escassos. Com o tempo, este detalhe acabou se tornando uma forma de distinguir as prostitutas das damas burguesas, durante grandes festas.
Séculos depois esta técnica ganhou sucesso mundial por forte influência do cinema norte-americano, com a ajuda do maquiador e cabeleireiro Jeff Pink quem levou a técnica para os Estados Unidos. Nos anos 1970 a indústria do cinema exigiu cores mais neutras para as unhas, já que naquela época era obrigatório que as atrizes combinassem suas maquiagens com os figurinos.
Graças à evolução dos cuidados e higienização das unhas, as francesinhas na unha deixaram de ser um meio de esconder a sujeira e garantiram seu lugar de destaque em ser uma das técnicas de unhas pintadas mais utilizada no mundo.
Originalmente a francesinha é feita com um esmalte branco mais translúcido e uma barrinha na ponta de tinta branca ou pode aparecer também na versão com a meia lua marcada.
Ela é tão simples e tão charmosa que ganhou variações coloridas chamadas de inglesinhas. As possibilidades de combinações são infinitas e vou te dar algumas dicas para não errar nesse clássico que nunca sai de moda!
Bem fininhas ou espessas: as francesinhas podem ser bem fininhas e minimalistas ou mais grossas e exuberantes.
Inglesinha rosa: deixe esta decoração minimalista ainda mais romântica passando um esmalte rosa e fazendo a pontinha branca.
Tom sobre tom: uma variação que fica muito bonita é usar um tom rosa pastel na unha e a ponta rosa pink ou rosa neon.
Outras combinações de cores: você também pode usar o disco de Newton para combinar cores análogas ou complementares. As inglesinhas são modernas e divertidas, trazendo ousadia pro seu look.
Combine as texturas: já pensou em fazer uma francesinha metálica ou com gliter? É uma maneira ótima de deixar o visual mais moderno e futurista.
Efeito matte: ou se preferir, você pode tirar o brilho usando uma cobertura matte e dando outra cara pra sua unha.
Esfumada: você pode fazer a francesinha utilizando uma esponjinha e fazendo um efeito esfumado.
As francesinhas também podem variar seu formato, fazendo releituras da tradicional barrinha branca. Veja abaixo algumas variações que conquistaram o coração de muitas brasileiras.
Tendência espanhola: a francesinha em V, ou também conhecida como espanhola, é um formato diferente de francesinha que tem um charme todo especial e que pode ser feita com combinações de rosa.
Francesinha invertida: A francesinha invertida marca apenas a base da unha seguindo a linha da cutícula, é ousada e moderna.
Francesinha diagonal: a francesinha diagonal é mais uma variação do formato que faz muito sucesso nos salões.
Fora do padrão: as francesinhas também podem ser decoradas com flores, fitilhos, barrinhas duplas, rendas, estampas animais ou o que mais a sua criatividade mandar.
Sorriso: mais recentemente foi lançada na Europa uma nova maneira de fazer a francesinha, e como toda boa novidade, já ganhou o coração das brasileiras! É a francesinha sorriso, feita em um formato levemente arredondado, deixando as unhas ainda mais femininas e delicadas.
Como fazer francesinha em casa sozinha ?
Você que chegou até aqui deve estar ansiosa para fazer esta arte nas unhas, mas como se virar sem o atendimento da sua manicure favorita? Siga este passo-a-passo:
- Lixe as unhas no seu formato preferido e faça as cutículas.
- Aplique sua base de unhas favorita
- Para o esmalte não ficar manchado, aplique uma camada de esmalte cintilante, se você quiser uma francesinha mais branquinha pode aplicar o “Lua” da Impala, mas se preferir aquela francesinha com brilho roxinho pode aplicar o “Flor do Campo” da Avon.
- Faça a barrinha branca com tinta de tecido ou esmalte branco puríssimo. Existem várias formas de fazer esta barrinha, a mais simples é desenhando com um pincel bem fininho usado para decorações de unhas.
- Aplique uma camada de esmalte branco translúcido, como o “Véu” da Colorama, ou se preferir um pouco mais branquinha aplique o “Leite de Coco” da Colorama.
- Limpe as laterais com o palito de madeira e acetona.
- Aplique o extra brilho e espere secar.
Qualquer que seja a sua escolha, não tenha medo na hora de investir na francesinha. Ela é aquele clássico que nunca vai sair de moda e que se adequa a todos os estilos.
Gostou da pauta de hoje? Não saia sem deixar a sua opinião 😉 te vejo no próximo post!

