Luva higiênica descartável para manicure

Dicas Higiênica Descartável

Quem é das antigas vai lembrar que era muito comum o uso de bacias com água para fazer a manicure e pedicure. Esta prática está proibida nos salões há muito tempo. Mesmo com o uso de plásticos protetores, o risco de contaminação é muito alto neste caso e foi estipulado que a melhor prática para preparar as cutículas é o algodoamento, as luvas higiênicas descartáveis para manicure ou apenas amolecer com o emoliente e borrifar água.

Mas hoje vamos falar especificamente das luvas higiênicas descartáveis para manicure. Esta novidade surgiu há algum tempo e existem várias marcas disponíveis nas perfumarias que já vendem o kit montado. Nele normalmente vem um par de luvas de plástico (parecidas com aquelas que vêm no kit de tintas de cabelo) com creme hidratante e emoliente dentro, uma lixa descartável e um palito de madeira. A ideia é colocar as cutículas de molho dentro da luva e aproveitar o creme para já hidratar as mãos. Você também pode fazer o seu próprio kit comprando as luvas descartáveis e usando o seu creme favorito.

Além das luvas, é possível encontrar botinhas para pedicure nos kits já prontos e também disponíveis para montar o seu próprio kit.

As clientes entendem esta prática como um mimo e adoram esse cuidado!

Os diferentes tipos de luvas

Aproveitando que o assunto de hoje são luvas, você já parou para se perguntar qual a diferença entre os vários tipos de luvas ofertados no mercado? A principal função das luvas descartáveis é a proteção tanto da manicure quanto das clientes a que porventura precise entrar em contato. Eu vou fazer um breve descritivo sobre cada um pra você nunca mais errar na hora de comprar 😉

  • Luvas plásticas descartáveis são feitas de um plástico mais fino e são indicadas para colocar as mãos das clientes de molho para preparar as cutículas e hidratar as mãos.
  • Luvas de látex descartáveis são as mais indicadas para proteger as mãos das manicures durante os atendimentos. Essas luvas possuem boa aderência às mãos e são fáceis de colocar, apesar de trazerem a desvantagem de provocar alergia em algumas pessoas. Nesses casos, tanto a pessoa que usa a luva quando aquela que está sendo manipulada está sujeita a reações alérgicas que podem ser de uma coceira até uma reação mais intensa. No mercado é possível encontrar luvas com ou sem talco e também esterilizadas ou não.
  • Luvas nitrílicas descartáveis são as mais resistentes a furos e rasgos e possuem um toque mais suave do que as luvas de látex. Elas não contêm látex e por isso não causam alergias. Por outro lado, esse tipo de luva é a que mais exige o uso de talco devido a sua baixa capacidade de atrito para vestir, mas, uma vez vestidas, promovem ótima sensibilidade e resistência ao atrito. Também são encontradas nas versões com talco ou sem talco e podem ser utilizadas pelas manicures para proteger suas mãos durante os atendimentos.
  • Luvas de vinil descartáveis sãomais indicadas para proteger as mãos das depiladoras. Tem um toque liso e uma grande aderência à pele, essa característica ajuda muito quem trabalha com cera de depilação, mas geralmente atrapalha as manicures. Além do mais é muito comum que a luva de vinil derreta com o uso da acetona. São construídas a partir de um polímero sintético que traz algumas vantagens em relação às luvas feitas em látex. A principal delas é a muito menor possibilidade de alergias já que o material sintético não costuma causar esse tipo de reação. É bastante comum a necessidade do talco para as luvas de vinil, já que sem a substância, fica bem difícil de calçá-las, principalmente quando se está com as mãos suadas.
  • Luvas de látex multiuso são aquelas azuis ou amarelas que usamos para fazer os serviços de limpeza em casa. As manicures também devem usar essas luvas protetoras na hora de lavar e esterilizar seus equipamentos de inox. Veja mais sobre esse tema no meu artigo “Boas práticas de higiene na manicure e pedicure” e se você ainda não leu, dá uma passada por lá e não deixe de colocar a sua opinião 😉

Independente do tipo de material, as luvas podem ser confeccionadas em diferentes cores e tamanhos e a escolha por um ou outro tipo deve ser feita levando-se em conta as características que mencionei acima.

É muito fácil encontrar essas luvas em qualquer perfumaria, inclusive nas de bairro. Vou deixar abaixo o site de algumas perfumarias que estão na minha lista de favoritas para essa compra 😉

https://www.destaksuldescartaveis.com.br
https://www.drluvas.com.br
https://www.ikesaki.com.br
https://perfumariasumire.com.br
https://goyaperfumaria.com.br
https://www.mercadolivre.com.br

Agora que você conhece a característica de cada luva e qual seu uso mais indicado, espero que esse post te ajude na sua próxima compra na perfumaria.

Está curtindo meus posts? Tem dicas para os próximos assuntos? Não se esqueça de deixar sua opinião e te vejo no próximo post!

0 Points