Manchas brancas nas unhas e falta de vitaminas

A unha é composta basicamente por queratina, água, lipídeos, algumas vitaminas e minerais. Muitos fatores podem contribuir para o surgimento de manchas brancas nas unhas, bem como alterações da estrutura da unha normal. A alimentação adequada pode auxiliar na recuperação de unhas saudáveis caso exista alguma carência ou excesso de vitaminas e minerais.

Muitas vezes em dietas para a perda de peso, é comum que calorias sejam enxugadas do cardápio, e é por este motivo que muitos nutrientes essenciais para a saúde do cabelo, pele e unhas também estejam em falta! Portanto, quando o aporte calórico está reduzido, a quantidade de vitaminas e minerais ingeridos também estão reduzidos.

unhas decoradas branca

Outra situação é a vida moderna. Cada vez mais as pessoas trocam o almoço por lanches, jantar por petiscos e frutas por pacotes fechados, e com isso, por mais que a pessoa coma a quantidade de alimentos corretamente, estes alimentos oferecem pouca qualidade nutricional e podem contribuir inclusive para o ganho de peso.

Alimentação Saudável

Aqui estão alguns fatores associados a deficiência nutricional ou condições de saúde que podem favorecer o desenvolvimento de manchas brancas nas unhas:

Alimentação Saudável
  • Cirrose hepática
  • Doença renal crônica
  • Insuficiência cardíaca
  • Má absorção de proteínas, por exemplo, na colite
  • Enteropatias
  • Diabetes
  • Anemia por deficiência de ferro
  • Deficiência de zinco
  • Hipertireoidismo

Como se alimentar de forma saudável

Aposte em uma alimentação variada, rica em frutas, legumes e verduras, castanhas, nozes e sementes, além de vegetais verde-escuros, feijões e cereais. Uma alimentação variada e não monótona provém todos os nutrientes necessários para a maioria dos casos. Em situações especiais, a suplementação pode ser uma alternativa para corrigir carências, possibilitando que a pessoa recupere unhas com a coloração normal.

manter uma alimentacao saudavel

Vale mencionar que existe uma condição chamada leuconíquia, que altera a cor rosada das unhas para uma coloração parcial ou complementamente branca. Há várias formas da leuconíquia se apresentar, sendo geralmente benigna. De qualquer forma, é importante visitar o seu profissional da saúde e investigar à fundo qualquer alteração que sua unha apresentar.

Referências:

PUJOL, A. P. Nutrição aplicada à estética. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.

PASCHOAL, V. et al. Suplementação Funcional Magistral. São Paulo: editora, 2009. Witt, J. S. G. Z.;

HON A./OAKLEY, A, Dermatologist, Hamilton, New Zealand, September 2016.

0 Points