Manchas nas unhas? Entenda tudo sobre elas!

Banner - unhasPowered by Rock Convert

Você já pulou uma etapa sem querer na hora de fazer as unhas, esquecendo o uso da base e usando um esmalte escuro logo em seguida? Já deixou as suas unhas por muito tempo com o mesmo esmalte?

Se você respondeu SIM, para uma das duas situações acima ou para as duas, deve ter percebido o aparecimento de algumas manchinhas nas unhas. O aparecimento de manchas nas unhas, deve ser avaliado e acompanhado por um dermatologista, para o tratamento adequado, se necessário.

Manchas esbranquiçadas

Essas manchas são as mais conhecidas, possivelmente em algum momento da sua vida, você se deparou com alguma. Conhecida como leuconiquia, as manchas brancas geralmente aparecem após traumas, podem também aparecer após a recorrência o uso de esmaltes, sem o descanso necessário para as unhas, ou até mesmo devido a carência de vitaminas no organismo, que tende também ao enfraquecimento das unhas.

As manchas esbranquiçadas, geralmente desaparecem espontaneamente. Mas possuem algumas dicas para o não aparecimento delas.

  • Mantenha uma rotina saudável para as suas unhas, deixe-as respirar entre uma esmaltação e outra;
  • Inclua no seu cardápio alimentos ricos em biotina, além de criar uma rotina saudável, fortalecerá unhas e cabelo;
  • É necessário ter cuidado ao lixar a parte de cima das unhas e usar produtos adequados (lixas quadradas que são mais esponjosas). Manter movimentos suaves e delicados;
  • Procure manter as mãos longe da boca, evitando roê-las ou mantê-las molhadas;
  • Não manuseie produtos químicos sem o uso de luvas de borracha, pois o produto poderá entrar em contato diretamente nas unhas;
  • Optar sempre por removedor de esmalte, evitando o uso da acetona, substância responsável pela retirada da umidade natural das unhas, provocado alterações.
  • Evitar possíveis traumas com alicate ou outros itens no momento de cuticulagem.

Montar um kit de manicure para o seu uso exclusivo também é uma maneira de cuidados com as unhas, evitando possíveis contaminações e assegurando a sua saúde. Lembrando a importância de manter o kit frequentemente higienizado, com a lavagem dos materiais e o uso de álcool 70, para eliminar qualquer bactéria.

Manchas amareladas

As manchas de cor amarela, são conhecidas por serem superficiais e por serem ocasionadas por o uso prologando de esmaltes escuros, ou até mesmo pelo uso dos esmaltes direto na unha, sem uma camada de base para proteção das unhas. Ao notar o tom amarelado das unhas, recomenda-se a suspensão do esmalte até que a unha perca esta coloração e fique com a ausência de possíveis pigmentos do esmalte.


Para manter as unhas livres das manchas amarelas, seguem algumas dicas:

  • Manter o uso de bases (de preferência, base com ativos fortalecedores) antes da aplicação do esmalte;
  • Intercalar o uso de esmaltes de tons escuros e claros;
  • Criar o momento de descanso das unhas, entre uma esmaltação e outra (recomenda-se 2 dias para que as unhas tenham o descanso necessário);
  • Não usar esmaltes pigmentados por mais de uma semana.

Além das dicas acima, vale reforçar a importância da hidratação não apenas nas mãos, mas das unhas, seja com hidratantes específicos ou até mesmo com o uso de óleo, pelo menos uma vez na semana. Para uma hidratação adequada das unhas, é importante garantir que elas estejam secas, deixando o ambiente livre de bactérias.

Óleos e unhas

Alguns óleos são conhecidos como benéficos para o cuidado das unhas. Conheça alguns deles:

Banner - unhasPowered by Rock Convert

Óleo de banana: Conhecido como óleo multifuncional, pode ser usado como removedor de esmaltes, como fixador e até como renovador de esmalte com algumas gotinhas.

Óleo de melaleuca: Garantindo uma unha sem manchas e lisinhas, este óleo tem como propriedade a ação antifúngica e antisséptica. Ele age nas infecções bacterianas, diminuindo possíveis proliferações.

Óleo de alecrim: Fortalecedor e estimulante de crescimento, o óleo de alecrim pode acelerar o crescimento das suas unhas, de forma saudável.

Óleo de cravo: Rico em vitamina E, o óleo de cravo é excelente para ajudar no crescimento das unhas, além de possuir também ação antifúngica.

Alimentação e unhas

Comida Saúdavel

A unha é formada por queratina e proteína, além de minerais. Desta forma, a alimentação torna-se um dos pilares para a conquista de unhas saudáveis. Dieta equilibrada com ingestão adequada de proteínas e vitaminas, garante o fortalecimento das unhas.

Uma das vitaminas responsáveis pela saúde dos cabelos e das unhas, é a biotina. A biotina (vitamina H, B7 ou B8) também ajuda na absorção de outras vitaminas do complexo B no intestino, melhora o controle de glicemia e mantém a saúde do sistema nervoso central. Podemos encontrar alguns alimentos que são fontes de biotina, sendo eles: gema de ovo, couve, espinafre, couve-flor, repolho, pepino, alface, tomate, cenoura, cogumelos, cebola, amêndoa, noz, levedo de cerveja, salmão, sardinha, peito de frango e de peru, fígado bovino, leite de vaca e de cabra, queijos, morango, aveia, arroz integral, grãos integrais, leguminosas. A quantidade recomendada de biotina, para maiores de 18 anos, é de 35mcg por dia. Lembrando que a suplementação da biotina, só deve ser feita caso haja deficiência e pela indicação por um médico.

A água e as unhas

Menina Chinesa Beber Água De Manhã Deitado Na Cama Interior

A água, resume-se a uma hidratação de dentro para fora, desde que o seu consumo seja o adequado e recomendado, de 2 a 3 litros por dia. A ingestão adequada de água, garante não apenas o fortalecimento das unhas, mas do cabelo e até mesmo a amenização de celulites.

Imagem: https://elements.envato.com/pt-br/customer-shows-perfectly-made-nails-in-beauty-shop-SH6VT3F

Manter uma rotina de cuidados com as unhas, o acompanhamento com um profissional e alimentação equilibrada, são fatores de sucesso para se conquistar unhas saudáveis!

0 Points