Massagem para Contratura Muscular: Saiba as Melhores Opções para Tratamento

Massagem para Contratura Muscular

A contratura muscular provoca dor intensa e quando não tratada pode avançar para casos de fibrose, porém, com massagem e alongamentos é possível tratar e prevenir esse problema tão dolorido e incômodo.

Sente dores intensas na região das costas e pescoço, bem como, coxas e panturrilha, que irradiam para outros pontos e causam formigamento? Se a resposta é sim, você pode sofrer de contratura muscular.

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O que é contratura muscular?

A contratura muscular é o encurtamento do músculo.

Isso ocorre quando a musculatura contrai de forma incorreta e não volta ao estado de relaxamento, isso promove grande desconforto no local.

Geralmente isso ocorre, devido ao esforço excessivo durante a atividade física ou falta de preparo muscular para execução de exercícios, porém esse problema também pode acontecer em atividades diárias e involuntárias, como por exemplo, levantar o braço bruscamente.

Quando não tratada, a contratura pode desenvolver para fibrose muscular, o que prejudica e alonga o processo de tratamento e cura.

A fibrose muscular é o excesso ou sobreposição das fibras e tecidos, que se formam em volta dos locais que sofreram algum trauma ou lesão.

Essas fibras são formadas por um processo natural regenerativo do corpo, contudo, quando cicatrizam de forma errada, prejudicam na locomoção e atividades, uma vez que, interfere na força e flexibilidade do músculo.

Pontos de gatilho e acúmulo de tensão são sinais de uma possível contratura muscular e para evitar isso é necessário tomar alguns cuidados básicos e essenciais para o dia a dia de quem pratica atividade física ou possui uma rotina intensa e pesada.

Situações de estresse, sedentarismo, má postura, trabalho pesado, má alimentação e falta de hidratação, também podem provocar o encurtamento do músculo.

Como evitar contratura muscular?

A contratura muscular, geralmente ocorre na região do pescoço, ombros, costas, panturrilhas e coxa. Isso porque, esses locais estão mais propensos a sofrer impactos e esforço, com as atividades diárias e também exercícios.

Durante a atividade física, o corpo produz ácido lático, que pode calcificar e criar nódulos nos músculos e tendões, assim esse acúmulo, resulta na contratura muscular.

E para evitar esse acúmulo do ácido lático é necessário tomar medidas preventivas, como alongamentos e massagens.

Essas medidas ajudam o corpo a liberar e dissolver o ácido lático com mais eficiência, impedindo a calcificação, dores e lesões.

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Como tratar a contratura muscular?

Caso a contratura não esteja muito avançada, algumas dicas simples e práticas podem axilar no alívio.

  • Faça alongamentos, que estimulem a área dolorida, porém de forma suave e correta;
  • No banho, deixe água quente cair sobre o local;
  • Faça compressas de água quente;
  • Busque por massagens que promovam o alívio e tratamento da lesão;
  • Faça acupuntura, uma vez que ela promoverá relaxamento das áreas tensionadas.

Técnicas de massagem para contratura muscular

Algumas técnicas de massagem podem promover o alivio, quase que imediato, para dores decorrentes da contratura muscular.

A massagem relaxa o músculo e também ajuda na dissolução do ácido lático, evitando o acúmulo e calcificação da substância, assim, fazer a massagem antes e depois da atividade física ou de um dia intenso, pode prevenir e amenizar muito os desconfortos musculares.

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Conheça as massagens que podem melhorar a sua saúde e desempenho físico e mental.

Shiatsu para tratar contratura muscular

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O shiatsu é uma técnica de massagem oriental que utiliza a pressão da ponta dos dedos e mãos para alcançar e estimular pontos meridionais.

Através dessa pressão precisa é possível aliviar tensões e dores, bem como, desmanchar nozinhos e permitir uma melhor circulação sanguínea no local.

O shiatsu é feito na posição deitado, o que permite uma melhor aplicação em todo o corpo, estimulando o relaxamento e bem estar nas áreas mais afetadas como costas, ombros, coxa e panturrilha.

Ela possuí duração média de 1 hora e se recebida pelo menos 1 vez por semana, pode apresentar melhoras significativas nas dores e pontos de gatilho.

Massagem relaxante

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A massagem relaxante, também é muito eficaz para aliar dores e tensões ocasionadas pela contratura muscular, uma vez que, com movimentos suaves, leves e rítmicos, ela promove alívio e relaxamento nos pontos de gatilho, quase que imediato.

Ela também é feita na posição deitado, o que auxilia ainda mais na promoção de bem estar e tranquilidade.

Além de melhorar as dores e desconfortos, essa técnica de massagem é ótima para reduzir o estresse, ansiedade, dores de cabeça e nervosismo, auxiliando na qualidade do sono, maior desempenho físico e mental.

Possuí duração média de 1 hora e deve ser feita pelo menos 1 vez por semana, a fim de obter resultados eficazes.

Massagem desportiva

Massagem desportiva

A massagem desportiva é perfeita para quem pratica exercícios físicos e sofre com dores antes e depois do treino.

Ela feita pré-treino possuí movimentos rápidos e intensos que estimulam a musculatura a trabalhar com maior rendimento e qualidade.

Nessa técnica os movimentos e manobras também permitem maior flexibilidade, prevenindo lesões e dores.

Quando feita pós-treino possuí movimentos mais lentos e intensos, que promovem a recuperação muscular mais rápida através na melhora da circulação sanguínea e linfática, evitando lesões e soltando áreas mais rígida em condição provável para formação de contraturas musculares.

Também, apresenta benefícios relacionados a melhor rendimento mental, possibilitando e auxiliando na execução de outras atividades feitas depois do treino, como trabalho, estudo, entre outros.

A massagem desportiva possuí duração média de 1 hora e é feita na posição deitado, o que auxilia no relaxamento e sensação de bem estar.

Quando feita pelo menos 1 vez por semana, apresenta resultados significativos e duradouros.

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E se mesmo após tratamentos com massagem, não apresentar melhora é necessário consultar o médico especialista, que poderá examinar e avaliar o melhor tratamento para o seu caso.

Siga nossas dicas, faça massagem e cuide-se! Essa é a melhor maneira de evitar dores e manter a vida com mais equilíbrio.

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