Massagem desportiva: quando você deve fazer? Benefícios para atletas

Massagem desportiva

Manter o corpo saudável pode causar algumas dores. Quem nunca ouviu um atleta reclamando delas, não é mesmo? Então, se você iniciou suas atividades ou já faz isso há anos, e está sentindo muitas dores, saiba que tem solução. A massagem desportiva veio para auxiliar os atletas.

A massagem age no preparo e recuperação da musculatura, perfeita para quem pratica exercícios físicos. Além disso, com ela é possível prevenir e aliviar dores do pós treino. Genial, não é mesmo? Vamos conhecer um pouco mais dessa massagem? Continue lendo e descubra os benefícios!

Vamos entender o que é massagem desportiva e qual é a sua ação

A massagem desportiva é usada no combate das principais dores musculares e dores de ordem geral. Sabe aquela dor que o atleta acha normal? Ela age exatamente nela. atuando no combate as dores que alguns atletas parecem aceitar como atributo normal das atividades físicas. Com isso, ela evita o uso de remédios, agindo naturalmente na causa das dores musculares e dores de ordem geral.

Qual a importância das massagens na recuperação das lesões?

Massoterapia e lesões musculares, drenagem linfática em atletas, o que usar no combate às lesões? A massagem desportiva é a solução! No caso de lesões específicas, a massagem desportiva pode trabalhar as áreas diminuindo e melhorando os sintomas.

Além disso, com ela é possível identificar e trabalhar os pontos que ainda não se tornaram lesões. Ou seja, não apenas o combate, a massagem desportiva também atua na prevenção. 

Como é feito o tratamento da massagem desportiva?

O que diferencia essa massagem é que cada tratamento pode ser exclusivamente adequado às necessidades específicas do desportista. Ou seja, em cada eventualidade, são aplicadas diferentes técnicas que produzem resultados específicos. Com isso, para cada situação, são utilizadas combinação de técnicas direcionadas de acordo com o atleta. 

Para isso, são considerados os seguintes fatores:

Momento da aplicação

A massagem pode ser aplicada antes, depois, ou entre as atividades. As técnicas e a duração da massagem variam de acordo com o momento de sua aplicação, no início e, ou no final de cada evento.

Local da aplicação

A massagem pode ser aplicada no local durante a agitação de uma competição, em uma clínica de tratamento, em um ambiente privativo ou no conforto da sua casa. Para a escolha do local é importante lembrar que ele influencia a escolha dos equipamentos, das manobras e a duração da massagem.

Uma dica aqui é levar um profissional até o local escolhido. Isso mesmo! Se o que está te impedindo de iniciar o tratamento é a falta de tempo, essa é a melhor solução. Você pode fazer todo o tratamento sem sair de casa ou da academia. Como? Com as profissionais da Singu. 

Para pedir é muito simples, basta baixar o aplicativo, neste link aqui, e fazer a solicitação diretamente pelo aplicativo. Com um cadastro breve, você faz o agendamento e a profissional vai até você. Não é o máximo isso?

Áreas de estresse

As práticas de treinamento habituais de um esporte específico criam áreas de estresse no atleta. Por isso, é importante que o terapeuta conheça cada uma delas para decidir quais grupos musculares precisam de massagem específica. Com isso, ele separa os locais que recebem uma massagem mais prolongada, dos que devem receber uma massagem mais rápida e geral.

Banner massagem

Programação de treinamento/competição

A programação dos treinamentos e competições determinam a frequência da massagem. Pois afeta os objetivos específicos. 

Realização de outros tratamentos, modalidades e exercícios

é importante ressaltar aqui que a eficácia da massagem pode ser intensificada ou reduzida com a realização de outras modalidades de treinamento. 

Com isso, a massagem desportiva atua de forma que o atleta obtenha o melhor desempenho.

Conheça os benefícios da massagem desportiva pré e pós competição

Podendo ser aplicada em atletas amadores ou profissionais, ela trabalha com a manipulação e reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões. A massagem desportiva pré e pós competição possuem estímulos e objetivos diferentes. Confira:

Benefícios Pré competição

Na pré competição ela é indicada para preparar a musculatura. Com isso, o atleta deve se sentir mais confiante e concentrado para a prova. O objetivo desta massagem é:

  • Aquecer a musculatura;
  • Promover vasodilatação;
  • Hiperemia (um aumento da quantidade de sangue circulante);
  • Estimular e excitar.

Benefícios Pós competição

Uma das principais queixas de dores dos atletas após a competição é a fadiga muscular. Na pós competição a massagem desportiva tem ação desintoxicante. Nesse momento, ela é feita com movimentos de amassamento lentos e profundos, recuperando as fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do corpo através da drenagem sanguínea e linfática.

Além de acelerar a regeneração do atleta e favorecer a nutrição celular. Entre os inúmeros benefícios estão:

  • Melhora da fadiga e da recuperação muscular;
  • Redução das aderências;
  • Melhora da circulação sanguínea, do transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos;
  • Prevenção de lesões;
  • Redução de espasmos musculares;
  • Redução de edemas e processos inflamatórios;
  • Efeito relaxante ou estimulante no sistema nervoso central;
  • Aumento do conhecimento corporal, da confiança e serenidade.
  • Diminuição da ansiedade e melhora a qualidade do sono.

Quer fazer massagem desportiva? Aqui vai uma dica!

Para finalizar, deixo aqui uma última dica: aposte nos profissionais da Singu. As massagistas são super competentes e recebem treinamentos constantes. Para facilitar, vou colocar o passo a passo aqui:

1° passo: Baixe o app aqui e escolha um dos nossos serviços;

2° passo: Escolha local, data, horário e pague pelo app;

3° passo: Receba uma das nossas incríveis profissionais na sua casa.

Fácil né? Então, faça o seu pedido e depois me conta se gostou e como está o seu tratamento, ok? Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Roberta Gerone

Roberta Gerone

Marketing e beleza são duas paixões na minha vida. Então, resolvi juntar o útil ao agradável e contribuir para o blog da Singu. Aqui, trabalho na área de marketing e ajudo com os conteúdos da página. Espero ajudar com dicas que facilitem o seu dia e sejam agradáveis de ler : ) Caso tenha alguma sugestão ou pauta de interesse, entre em contato comigo!