Massagem pós Treino: 4 Técnicas que Melhoram a Musculatura e o Rendimento Físico

massagem

A massagem pós-treino tem o objetivo de promover a recuperação da musculatura e prevenir lesões causadas por atividades físicas.

Massagem nos ombros

A massagem, bem como a atividade física possuem diversos benefícios ao corpo e a saúde.

Manter o corpo saudável exige certo esforço, como cuidar da alimentação, realizar atividades físicas e saber manter tudo em equilíbrio.

Tanto a massagem, quanto o treino, quando aliados são fundamentais na manutenção da saúde e prevenção de doenças, dessa forma, existem algumas técnicas especificas que podem apresentar melhoras significativas e perceptíveis no dia a dia.

Técnicas de massagem pós-treino

Massagem pos treino

Durante a realização da atividade física, o corpo produz ácido lático e essa substância, pode calcificar-se, criando nódulos e consequentemente dores na musculatura.

Com a massagem, esses nódulos são dissolvidos e também prevenidos, permitindo um treino com mais eficácia e eficiência.

Após o treino ou atividade física, geralmente as dores aparecem, porém elas podem ser amenizadas e evitadas a partir da realização de práticas simples e fáceis.

Independente da técnica, para que a massagem pós-treino tenha eficácia é necessário realiza-la em até 24 horas após a atividade física.

Massagem relaxante

Massagem relaxante

A massagem relaxante é uma técnica indicada para amenizar dores e tensões, promovendo a sensação de relaxamento e bem estar, porém com movimentos suaves e lentos.

Ela é feita com movimentos suaves e lentos que inspiram a calma.

Essa técnica também auxilia na cura de dores de cabeça, fadiga, cansaço, estresse emocional e físico.

Quando realizada após a realização da atividade física, promove o relaxamento da musculatura e auxilia na liberação do ácido lático, evitando dores e danos musculares.

A massagem relaxante após o treino, também auxilia no desempenho físico e rendimento do dia posterior, contudo, por estimular o relaxamento, essa técnica deve ser feita, quando não há a intenção da prática de uma atividade intensa ou de alto rendimento após o recebimento da massagem.

Caso tenha que realizar atividades com essas características logo após o tratamento terapêutico, busque por outras técnicas que promovam esses e outros benefícios, como a massagem desportiva e reflexologia.

Essa técnica possuí duração média de 1 hora e quando recebida duas vezes por mês, apresenta outros benefícios, além dos apresentados.

Massagem desportiva

massagem desportiva

A massagem desportiva pós-treino é perfeita para quem busca reabilitar a musculatura e promover o bem estar, mantendo o sistema nervoso mais ativo e desperto, eliminando a sensação de sono e relaxamento extremo.

Ao contrário do se imagina, essa massagem não é indicada somente para atletas de alto rendimento.

Pessoas comuns que realizam atividades físicas como dança, treino na academia, corrida, dança, cross fit, entre outras modalidades, podem e devem fazer essa massagem regularmente.

Essa técnica de massagem utiliza de movimentos firmes e lentos, que visam soltar toda a musculatura e ativar a circulação.

Por esse motivo, ela também melhora a respiração, eliminação de toxinas e estimula o sistema linfático.

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As manobras da massagem desportiva pós-treino, também promovem o alongamento, o que melhora a flexibilidade, melhorando o rendimento a médio e longo prazo.

A massagem relaxante tem duração de 1 hora e deve ser feita, pelo menos duas vezes na semana, para manter e intensificar os benefícios.

Reflexologia

Reflexologia

A reflexologia é uma massagem realizada nos pés e nas mãos.

Ela utiliza da ponta dos dedos ou instrumentos próprios para essa finalidade, que visam estimular pontos reflexos encontrados nos pés e nas mãos e que estão diretamente ligados com outras partes do corpo, como órgãos e tendões.

Um massoterapeuta profissional, possui a capacidade e habilidade de avaliar os pés e ao verificar manchas e rachaduras, consegue encontrar e auxiliar na cura de desarmonias do corpo.

Ao estimular esses pontos com a massagem, o cérebro libera cargas elétricas, promovendo o alívio de dores e equilíbrio dos órgãos e sistemas.

Quando recebida pós-treino, tem a capacidade de enviar sinais aos músculos e tendões, eliminando nódulos e prevenindo lesões.

Ela também auxilia na sensação de bem estar e relaxamento.

Possuí duração média de 1 hora e quando realizada 2 vezes na semana, apresenta inúmeros benefícios e melhora na qualidade de vida.

Shiatsu

O shiatsu é uma técnica de massagem oriental, que utiliza da pressão das pontas dos dedos e das mãos.

É feita, de forma a atingir e estimular pontos meridionais, promovendo a harmonia do corpo.

Essa massagem é ótima para quem sofre de dores musculares e incômodos causados por tensão e estresse.

Quando realizada pós treino, auxilia na recuperação do músculo e alívio de dores causadas pela atividade física.

Ela também é muito indicada para dores em pontos de gatilho e nódulos formados nos músculos.

Caso busque por alívio de dores e incômodos pós-treino, sem tomar medicamentos desnecessários, essa massagem é perfeita.

É muito importante que o shiatsu seja aplicado por um profissional capacitado, que realmente promova os benefícios e auxilie no processo de cura da musculatura.

Essa técnica tem duração de 1 hora e recomenda-se receber a cada 15 dias para que os resultados apareçam e se mantenham.

Alongamento e massagem pós-treino

Alongamento

Fazer alongamento antes e após o treino, também é fundamental para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Aliada a massagem, o alongamento é capaz de prevenir lesões, melhorar a flexibilidade, rendimento e a sensação de bem estar.

Invista em qualidade de vida e faça massagem pós-treino.

Com toda certeza, a curto prazo perceberá os inúmeros benefícios desse tratamento, além de sentir-se com mais alegria e disposição.

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