Massagem relaxante e desportiva: Saiba a diferença!

Massagem relaxante

Massagem relaxante e desportiva. Entenda qual é mais indicada para cada momento do dia a dia.

Há diferenças entre a massagem relaxante e desportiva, mas como identificá-las e quais os benefícios no corpo?

Muitos pensam que a massagem desportiva é indicada somente para atletas de alto rendimento, mas isso é um engano! A massagem desportiva é indicada para qualquer pessoa que realize alguma atividade física, considerada de moderada a intensa.

Na massoterapia há vários tipos de massagens, algumas além de relaxar, melhoram o rendimento na prática de exercícios físicos e previne lesões. As massagens relaxante e desportiva, são realizadas de forma diferentes e também possuem funções distintas.

Qual massagem é a mais indicada para cada momento da rotina?

Em cada período do dia, há necessidades diferentes, assim é preciso conhecer as opções e buscar qual tipo de massagem se adéqua a necessidade. Mas antes é importante entender um pouco mais sobre massagem.

O que é a massagem?

A massagem é a técnica de apertar e comprimir os tecidos e músculos do corpo. Sua principal função é promover a melhora de articulações e músculos, além de auxiliar na flexibilidade e promover a cura de desarmonias e doenças do corpo humano.

O que é a massagem desportiva?

É um ramo da massoterapia que tem como objetivo atender praticantes de esportes e atividades físicas, como também atletas amadores e profissionais.

As atividades físicas, podem ser tanto atividades de lazer, como atividades de alta intensidade, como carregar peso no trabalho e movimentos que exijam da musculatura.

Algumas práticas como trabalho pesado e esportes, como futebol, vôlei, corrida, natação, dança, musculação, cross fit, etc exigem muito do corpo e algumas vezes isso é imperceptível. Dores e desconfortos, normalmente são os primeiros sinais, porém são encarados com normalidade.

Isso não é certo, uma vez que podem significar possíveis lesões.Assim, para evitar danos e melhorar os resultados, receber a massagem desportiva é fundamental.

Massagem desportiva pré-atividade física:

A massagem desportiva realizada antes da prática de exercícios é feita de forma mais intensa, com movimentos rápidos e manobras, que possuem a função de despertar o músculo.

Ela visa auxiliar a musculatura, bem como prevenir lesões e melhorar o rendimento do corpo em atividades físicas.

Ao acordar o músculo e tecidos, o corpo sente-se preparado para submeter-se a atividades intensas, promovendo a sensação de energia e disposição em quem recebe.

A prevenção de câimbras, danos como distensão muscular e lesões, também estão entre os benefícios da massagem desportiva pré-atividade.

A recuperação mais rápida dos tecidos também é perceptível, dessa forma, a prática de exercícios nos dias seguintes a massagem, serão com mais qualidade e rendimento.

Massagem desportiva pós-atividade física:

A massagem desportiva feita depois dos exercícios, têm a função de promover a recuperação muscular de forma mais rápida. São utilizadas técnicas de manobras e movimentos mais lentos, porém com intensidade, que visam relaxar o músculo cansado e tensionado.

Durante a pratica de atividades físicas, o corpo produz ácido lático, e essa substância pode calcificar-se e criar nódulos nos tecidos. Esses nódulos, são os famosos “nozinhos”, que provocam dores e desconfortos musculares.

Quando não tratados, esses nódulos, podem inflamar, provocando lesões mais sérias. A partir da massagem desportiva pós-treino, esses nódulos são dissolvidos mais facilmente, promovendo a sensação de alívio e bem estar.

A massagem desportiva pós-treino, possuí algumas características parecidas com a massagem relaxante, mas elas possuem funções distintas.

A desportiva é dotada de movimentos intensos e manobras com os braços e pernas , promovendo uma reabilitação mais rápida dos músculos fadigados durante os exercícios.

Assim é indicada para quem prática qualquer atividade física, considerada de modera a intensa, caso não haja alguma contraindicação médica.

É importante que essa massagem, seja realizada em até 24 horas após o treino, melhorando a qualidade dos resultados.

Como é a massagem relaxante ?

A massagem relaxante, como o próprio nome diz, possuí o objetivo de provocar sensação de relaxamento.

A técnica utilizada pelo massoterapeuta, consiste de movimentos firmes e suaves, que proporcionam melhora da circulação sanguínea e aumenta o fluxo de nutrientes.

A massagem relaxante é indicada para momentos em que se busca a sensação de relaxamento e leveza, seguido por tarefas mais tranquilas, evitando o stress, assim como atividades intensas e enérgicas.

Mas a massagem também possuí outros benefícios, como:

  • Auxiliar na concentração;
  • Melhora na disposição;
  • Controle da ansiedade;
  • Diminuição do stress; e
  • Melhora a qualidade do sono.

Dessa forma, acalma o corpo e promove a sensação de bem estar e relaxamento.

Desde que não haja contraindicação médica, essa massagem pode ser feita por qualquer pessoa que sinta dores musculares, fadiga, tensão e busca na massagem uma solução.

A massagem promove a saúde!

Mesmo com a correria o dia a dia, é importante buscar e criar momentos para cuidar da nossa saúde e bem estar e a massagem é uma ótima aliada!

Além de promover a melhora de dores e tensões, se encarada como tratamento, pode curar e restabelecer a harmonia de órgãos e partes do corpo que apresentem algum tipo de problema.

Receber a massagem, também evita a automedicação (quando não há prescrição médica), evitando a longo prazo, problemas de saúde relacionados a ingestão desnecessária de medicamentos.

Fazer massagem regularmente, também melhora nosso sistema circulatório e linfático.

Caso busque qualidade de vida, invista na massagem e aproveite os resultados!

Compartilhe este conteúdo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter