Massagem shiatsu: por que considerar fazer essa massagem

massagem shiatsu

Desenvolvida a partir de profundos conhecimentos adquiridos da milenar Medicina Chinesa. A massagem Shiatsu é uma Terapia corporal japonesa. Aplicada em partes estratégicas do corpo. A partir da pressão dos dedos no trajeto dos meridianos, ela proporciona um grande alívio nas tensões musculares. Além disso, ajuda no combate ao estresse, na depressão e na prevenção dos males causados pelo sedentarismo.

Quer saber quais são os outros benefícios e como essa massagem pode te ajudar? Continue lendo este artigo, pois separamos muita informação para você. Acompanhe!

Massagem shiatsu: origem

A massagem Shiatsu é uma terapia manual desenvolvida no Japão, no início do século XX. A Shiatsu é reconhecida pelo Ministério da Saúde e, é indicada para prevenir e tratar várias doenças. Palavra derivada do japonês SHI que significa “dedo” e ATSU “pressão”, ou seja, a pressão dos dedos. 

Esse tipo de massagem é indicada solucionar problemas de saúde, ou preveni-los. De acordo com os profissionais que aplicam a técnica da Shiatsu (shiatsuterapeutas), os diversos benefícios estão relacionados não apenas ao nosso corpo, mas também a nossa mente.

Técnicas de massagem shiatsu

A Shiatsuterapia é uma técnica milenar que é aplicada por pressões em pontos estratégicos. Estes pontos são os chamados meridianos (os mesmos utilizados na acupuntura), que é de onde a energia corporal flui. A massagem Shiatsu requer o estímulo do fluxo energético, para a retomada de equilíbrio do mesmo. Com isso, ela busca a eliminação de problemas físicos e mentais. 

Há dezenas de meridianos no corpo. Nessa técnica, trabalha-se com 12 meridianos, mais 2 auxiliares. São eles: 

  1. Pulmões;
  2. Mestre do Coração/Pericárdio/Circulação-Sexo;
  3. Coração;
  4. Intestino Delgado;
  5. Triplo-Aquecedor;
  6. Intestino Grosso e fino;
  7. Baço-Pâncreas;
  8. Fígado;
  9. Rins;
  10. Bexiga;
  11. Vesícula Biliar;
  12. Estômago.

Auxiliares:

  1. Vaso-Concepção, na parte anterior do corpo;
  2. Vaso-Governador, na parte posterior do corpo.

Quem pode aplicar a massagem shiatsu?

A massagem shiatsu deve ser feita por especialistas com formação específica (que tenham feito curso de shiatsu). Para que os efeitos de alívio dos pontos de tensão, e relaxamento corporal sejam efetivos. Ela usa pressão em locais específicos do corpo, através dos dedos, palma das mãos ou cotovelos. 

Como é feita a massagem shiatsu?

A massagem Shiatsu é feito através de pressões em determinados pontos do corpo humano. Para isso são usados os polegares, dedos e palmas das mãos em movimentos articulares passivos. Ela é feita com óleos essenciais. O terapeuta começa fazendo a massagem no local do corpo a tratar, realizando pressão em pontos específicos dessa região. Com isso, ele promove o alívio da tensão muscular e o relaxamento.

Para quem a massagem shiatsu é indicada? 

Para fazê-la não há limite de idade ou sexo, inclusive bebês podem fazer Shiatsu. 

Quanto tempo dura uma sessão de Shiatsu?

A massagem ou terapia shiatsu, tem sessões que duram de 50 a 60 minutos, variando de acordo com cada caso e paciente. Para resultados prolongados é importante fazer de 2 a 4 sessões por mês. O preço do shiatsu varia de acordo com o paciente e profissional.

Massagem shiatsu: benefícios  

A massagem shiatsu é uma técnica terapêutica muito eficaz. Ela pode ser aplicada para combater o estresse físico e melhorar a postura corporal. Além de produzir um relaxamento profundo do corpo. Entre os seus benefícios estão:

  • Alívio das tensões musculares;
  • Melhora da postura;
  • Aumento a circulação;
  • Reequilíbrio do fluxo energético;
  • Facilitação da retirada de toxinas;
  • Sensação de relaxamento, bem-estar, maior disposição e vitalidade;
  • Benefícios mentais;
  • Alívio das tensões e do estresse;
  • Restabelecimento da energia;
  • Melhora da respiração;
  • Alívio de dores de cabeça;
  • Alívio de dores musculares;
  • Ativação da circulação dos vasos linfáticos;
  • Prevenção de doenças;
  • Combate insônia e ansiedade;
  • Alívio da Tensão Pré-menstrual.

Contraindicações do shiatsu

A Shiatsu é contraindicado para mulheres até o 3º mês de gestação, casos de osteoporose e de câncer. Além disso, não pode ser aplicada em fraturas, edemas, varizes. Não sendo indicada para pessoas com processos inflamatórios agudos internos e externos.

Se você acredita que a massagem shiatsu é ideal para o seu caso, temos um jeito fácil e simples de fazer. Leve um profissional até a sua casa, clique aqui!

Close