Massagem shiatsu: por que considerar fazer essa massagem

massagem-shiatsu

Desenvolvida a partir de profundos conhecimentos adquiridos da milenar Medicina Chinesa. A massagem Shiatsu é uma Terapia corporal japonesa. Aplicada em partes estratégicas do corpo. A partir da pressão dos dedos no trajeto dos meridianos, ela proporciona um grande alívio nas tensões musculares. Além disso, ajuda no combate ao estresse, na depressão e na prevenção dos males causados pelo sedentarismo.

Quer saber quais são os outros benefícios e como essa massagem pode te ajudar? Continue lendo este artigo, pois separamos muita informação para você. Acompanhe!

Massagem shiatsu: origem

A massagem Shiatsu é uma terapia manual desenvolvida no Japão, no início do século XX. A Shiatsu é reconhecida pelo Ministério da Saúde e, é indicada para prevenir e tratar várias doenças. Palavra derivada do japonês SHI que significa “dedo” e ATSU “pressão”, ou seja, a pressão dos dedos. 

Esse tipo de massagem é indicada solucionar problemas de saúde, ou preveni-los. De acordo com os profissionais que aplicam a técnica da Shiatsu (shiatsuterapeutas), os diversos benefícios estão relacionados não apenas ao nosso corpo, mas também a nossa mente.

Técnicas de massagem shiatsu

A Shiatsuterapia é uma técnica milenar que é aplicada por pressões em pontos estratégicos. Estes pontos são os chamados meridianos (os mesmos utilizados na acupuntura), que é de onde a energia corporal flui. A massagem Shiatsu requer o estímulo do fluxo energético, para a retomada de equilíbrio do mesmo. Com isso, ela busca a eliminação de problemas físicos e mentais. 

Há dezenas de meridianos no corpo. Nessa técnica, trabalha-se com 12 meridianos, mais 2 auxiliares. São eles: 

  1. Pulmões;
  2. Mestre do Coração/Pericárdio/Circulação-Sexo;
  3. Coração;
  4. Intestino Delgado;
  5. Triplo-Aquecedor;
  6. Intestino Grosso e fino;
  7. Baço-Pâncreas;
  8. Fígado;
  9. Rins;
  10. Bexiga;
  11. Vesícula Biliar;
  12. Estômago.

Auxiliares:

  1. Vaso-Concepção, na parte anterior do corpo;
  2. Vaso-Governador, na parte posterior do corpo.

Quem pode aplicar a massagem shiatsu?

A massagem shiatsu deve ser feita por especialistas com formação específica (que tenham feito curso de shiatsu). Para que os efeitos de alívio dos pontos de tensão, e relaxamento corporal sejam efetivos. Ela usa pressão em locais específicos do corpo, através dos dedos, palma das mãos ou cotovelos. 

Como é feita a massagem shiatsu?

A massagem Shiatsu é feito através de pressões em determinados pontos do corpo humano. Para isso são usados os polegares, dedos e palmas das mãos em movimentos articulares passivos. Ela é feita com óleos essenciais. O terapeuta começa fazendo a massagem no local do corpo a tratar, realizando pressão em pontos específicos dessa região. Com isso, ele promove o alívio da tensão muscular e o relaxamento.

Para quem a massagem shiatsu é indicada? 

Para fazê-la não há limite de idade ou sexo, inclusive bebês podem fazer Shiatsu. 

Quanto tempo dura uma sessão de Shiatsu?

A massagem ou terapia shiatsu, tem sessões que duram de 50 a 60 minutos, variando de acordo com cada caso e paciente. Para resultados prolongados é importante fazer de 2 a 4 sessões por mês. O preço do shiatsu varia de acordo com o paciente e profissional.

Massagem shiatsu: benefícios  

A massagem shiatsu é uma técnica terapêutica muito eficaz. Ela pode ser aplicada para combater o estresse físico e melhorar a postura corporal. Além de produzir um relaxamento profundo do corpo. Entre os seus benefícios estão:

  • Alívio das tensões musculares;
  • Melhora da postura;
  • Aumento a circulação;
  • Reequilíbrio do fluxo energético;
  • Facilitação da retirada de toxinas;
  • Sensação de relaxamento, bem-estar, maior disposição e vitalidade;
  • Benefícios mentais;
  • Alívio das tensões e do estresse;
  • Restabelecimento da energia;
  • Melhora da respiração;
  • Alívio de dores de cabeça;
  • Alívio de dores musculares;
  • Ativação da circulação dos vasos linfáticos;
  • Prevenção de doenças;
  • Combate insônia e ansiedade;
  • Alívio da Tensão Pré-menstrual.

Contraindicações do shiatsu

A Shiatsu é contraindicado para mulheres até o 3º mês de gestação, casos de osteoporose e de câncer. Além disso, não pode ser aplicada em fraturas, edemas, varizes. Não sendo indicada para pessoas com processos inflamatórios agudos internos e externos.

Se você acredita que a massagem shiatsu é ideal para o seu caso, temos um jeito fácil e simples de fazer. Leve um profissional até a sua casa, clique aqui!

Compartilhe este conteúdo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Roberta Gerone

Roberta Gerone

Marketing e beleza são duas paixões na minha vida. Então, resolvi juntar o útil ao agradável e contribuir para o blog da Singu. Aqui, trabalho na área de marketing e ajudo com os conteúdos da página. Espero ajudar com dicas que facilitem o seu dia e sejam agradáveis de ler : ) Caso tenha alguma sugestão ou pauta de interesse, entre em contato comigo!