Massoterapia Esportiva: Técnica de massagem que melhora o rendimento físico e saúde

massagem desportiva

A massoterapia esportiva ou desportiva é uma técnica de massagem, destinada a pessoas que realizam atividade física com intensidade de moderada a intensa e buscam por melhores resultados e benefícios à saúde.

Praticar esportes e atividades física é algo muito importante para manutenção da saúde e vitalidade, além de auxiliar na eliminação de gorduras ruins e proporcionar bem estar e alegria.

Mas também, não podemos esquecer que a prática de exercícios físicos, traz uma série de outros cuidados necessários, para que o corpo sinta-se capaz para exercer tal função.

A massagem é uma ótima opção para quem busca obter benefícios ao corpo e a mente de forma tranquila, saudável, natural e constante.

Massoterapia Esportiva

A massagem esportiva ou desportiva é uma técnica que visa recuperar e permitir que a musculatura, tenha um melhor desempenho na realização de atividades físicas.

A massagem, por si só, independente do ramo de especialização, apresenta inúmeros benefícios ao corpo humano e a saúde.

Os principais benefícios da massagem são:

  • Alívio de tensões e dores;
  • Melhora o humor;
  • Alívio de dores de cabeça;
  • Reduz ansiedade e estresse;
  • Auxilia o sistema imunológico;
  • Aumenta a disposição;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Permite a sensação de bem estar e relaxamento.

Além de todos esses pontos positivos a massagem esportiva, propicia resultados benéficos específicos a quem pratica esportes e atividades físicas.

E isso é realmente percebido e comprovado, por quem recebe a massagem desportiva e a faz de forma regular.

A massoterapia esportiva, possuí duas funções diferentes, sendo uma antes e outra depois da prática de exercícios.

Técnicas de massoterapia esportiva antes da atividade física

Técnicas de massoterapia esportiva antes da atividade física

A sua técnica consiste em movimentos rápidos e intensos, junto com manobras que visam despertar a musculatura e melhorar a flexibilidade. Assim, evita que o músculo tenha lesões e processos inflamatórios após a atividade física.

Também auxilia para o melhor rendimento na prática de exercícios e esporte, como futebol, vôlei, natação, corrida, entre outros, uma vez que a circulação sanguínea e funcionamento do sistema linfático, ocorrem de forma mais eficaz. Isso promove a eliminação de toxinas e melhor absorção de nutrientes e vitaminas no organismo.

A massagem também melhora o sistema nervoso, permitindo que o corpo responda mais rápido as tarefas diárias. A sensação de alegria e prazer, também são sentidos de forma mais intensa durante o exercício, uma vez que, a massagem promove a produção de dopamina e serotonina. Substâncias essas, que são responsáveis pela sensação de bem estar em nosso corpo.

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Massoterapia esportiva depois do exercício físico

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A técnica de massagem após a atividade física é realizada com movimentos e manobras mais lentos e intensos. Essa técnica tem o objetivo de recuperar a musculatura de forma mais rápida e preventiva, evitando formação de nódulos ou “nozinhos” na musculatura.

Esses nódulos são formados pela calcificação do ácido lático, que é produzido pelo corpo humano, durante a prática de qualquer atividade física. Essa substância, quando calcifica, além de provocar dores no local, impede a circulação sanguínea de forma efetiva, o que a longo prazo, pode provocar problemas à saúde.

Para que a massagem esportiva ou desportiva, surta o efeito esperado é necessário que seja realizada em até 24 horas após a prática de atividades. Após esse tempo, a massagem também criará efeitos positivos sobre o corpo, porém, não da mesma forma de quando recebida dentro do prazo estabelecido.

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Receber a massagem de um profissional capacitado e habilitado para tal é de suma importância, uma vez que, essa técnica realiza manobras e movimentos que, se realizados de forma inadequada pode causar e até agravar lesões existentes.

Alimentação equilibrada mantêm a saúde

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Manter hábitos e alimentação saudável, são primordiais para a saúde e equilíbrio do corpo e da mente. Ingerir alimentos com muito açúcar, como sorvetes industrializados, refrigerantes e doces, pode agravar o processo inflamatório do músculo.

Carne vermelha em excesso, também prejudica a recuperação muscular após atividades físicas e esportes, assim, busque por alimentos com maior quantidade de fibras, como cereais integrais, frutas, castanhas e amêndoas.

Ingerir alimentos como peixes, verduras escuras, azeite, alho e cebola, aceleram o processo anti-inflamatório, auxiliando na reabilitação mais rápida da musculatura.

Essas práticas, quando adotadas de forma séria e definitiva, junto com a massagem desportiva, são capazes de melhorar de forma significativa o desempenho e rendimento no momento do esporte.

Isso garante também mais saúde física e mental, uma vez que, tanto o esporte, quanto a massagem, têm o poder de melhorar a auto estima, bem estar e alegria, gerando benefícios em diversos aspetos da nossa vida.

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Criar momentos para se cuidar e relaxar são essenciais no nosso cotidiano.

Diante de uma rotina tão pesada, esses são aspectos fundamentais que garantirão melhor equilíbrio interno. Crie momentos de leveza e bem estar.

Invista em você e faça massagem!

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