Reflexologia dos pés: como essa massagem pode melhorar sua saúde

Reflexologia dos pés

A reflexologia é um tipo de terapia que pode ser aplicada nas mãos e nos pés. Em cada uma das partes ela produz um efeito diferente. Essa massagem pode, e muito, melhorar a sua saúde física e mental. Por isso, decidi falar sobre a reflexologia dos pés aqui. 

Neste artigo vou abordar cada uma das particularidades da reflexologia podal (dos pés). Aqui, procurei responder todas as dúvidas sobre essa técnica, dúvidas que eu também tive. Mostrando cada um dos benefícios da massagem e também as prevenções. Vamos mergulhar no universo da reflexologia e entender um pouco melhor essa massagem. Continue lendo!

Vamos entender o que é a reflexologia

Para quem não conhece, a reflexologia é um tipo de terapia feita por um profissional fisioterapeuta ou acupunturista. Para executar a técnica ele usa o estímulo de pontos do corpo, chamados de plexos nervosos, como os pés, as mãos, o nariz, o crânio e as orelhas. Com isso, é possível combater problemas físicos e mentais.

Agora entenda o que é reflexologia podal ou reflexologia dos pés

Mais conhecida como reflexologia podal, esse tipo consiste na aplicação de pressão em pontos dos pés. Cada pontinho produz um estímulo diferente que objetiva equilibrar a energia do corpo e evitar o surgimento de doenças e problemas de saúde. Isso é brilhante! 

Acredita-se que cada ponto dos pés correspondem aos órgãos vitais e regiões de todo corpo. Ou seja, os pés são um mapa em miniatura do nosso organismo. Com isso, a técnica baseia-se na livre circulação de Energia Vital. Desse modo, a sensibilidade ou dor em algum ponto é um sinal de alerta, representando um desequilíbrio de energia.

Na aplicação da técnica, geralmente, o especialista pressiona com o polegar várias regiões do pé. Com isso, ele procura os desequilíbrios de energia que se podem manifestar por sensibilidade no ponto ou sensação de areia por baixo da pele. E não para por aí! Depois de encontrados os pontos de desequilíbrio, o especialista faz uma pequena massagem que estimula os processos curativos naturais do local afetado.

Gostou? Calma que ainda tem mais!

Entenda o Mapa dos Pés 

Na reflexologia, acredita-se que cada uma das zonas do pé corresponde a um local. Desse modo, ao sentir dores nessa zona quer dizer que provavelmente você terá algum problema naquele local do seu corpo. E, com o mapa dos pés, é possível observar quais zonas correspondem às regiões do corpo humano. Com isso, identificar o ponto de desequilíbrio e tratá-lo.

Agora vamos as perguntas. Aqui procurei responder as principais dúvidas. Leia!

Quais são os objetivos da reflexologia dos pés?

A reflexologia podal tem o objetivo preventivo. Identificando uma má função antes do seu aparecimento sintomático e conservando o corpo saudável. Além de relaxar corpo e mente.

Reflexologia podal: benefícios

São inúmeros os benefícios da reflexologia Podal. Entre eles estão:

  • Estimular o sistema imunológico;
  • Liberar as toxinas existentes;
  • Aliviar a dor;
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Promover relaxamento geral do corpo.

Para sentir os benefícios é importante que esta terapia seja feita por um fisioterapeuta ou um massoterapeuta qualificado.

Quais são os prós e contras da reflexologia dos pés?

Agora que você já conhece a reflexologia e sabe quais são os seus benefícios, vamos conhecer os prós e contras? Então acompanhe!

Banner massagem

Reflexologia podal: indicações

A reflexologia podal é indicada no tratamento de pessoas que sofrem com tensão e nervosismo. Além de agir nos problemas de circulação sanguíneo, problemas hormonais, diversos tipos de dores e desequilíbrio do sistema. 

Você sabia que a reflexologia podal age na dor de cabeça? Além disso, ela é indicada no tratamento da ansiedade. Pois, ajuda a acalmar o indivíduo durante uma crise de pânico. Quer combater o estresse? Ela também pode ajudar! Ele é a maior causa de doenças cardíacas, enxaqueca, dores musculares, nervosismo e depressão, não é mesmo? Então, a reflexologia trata o estresse, livrando o corpo desses sintomas sem a necessidade de remédios químicos. 

A reflexologia também é indicada para o tratamento de doenças como:

  • Prisão de ventre;
  • Alteração da pressão arterial;
  • Constipação;
  • Dor na coluna;
  • Labirintite;
  • Inchaço nas pernas;
  • Cálculos renais;
  • Asma;
  • Hipertensão;
  • Colesterol;
  • Tireoide;
  • Inflamação;
  • Equilíbrio de cálcio.

Reflexologia podal: contra indicações

A reflexologia é contraindicada para:

  • Pessoas com diabetes que apresentam machucados nos pés;
  • Mulheres em gestação;
  • Pessoas que fazem uso do marcapasso;
  • Pessoas em processos de alergia na pele ou dermatite;
  • Pessoas que apresentam varizes expostas, trombose ou fraturas.

Para que você possa entender melhor, o tratamento se torna inviável para os diabéticos devido aos coágulos de sangue que facilmente se criam nas veias do corpo do doente. Na reflexologia eles devem ser deslocados, e para as pessoas nessas condições, isso não pode ser feito.

Quantas sessões de reflexologia podal é preciso fazer?

Para fazer a reflexologia podal é preciso curso. Então, sempre procure por um profissional capacitado. O intervalo entre cada sessão de tratamento deve ser de sete dias. São recomendadas pelo menos dez sessões.

Tempo de cada sessão

As sessões duram de 30 a 60 minutos.

Dica para as mamães: reflexologia podal em bebê

Mamãe, você sabia que a reflexologia nos pés do bebê ajuda a relaxar e aliviar as cólicas? é isso mesmo! Além disso, ela acelera o desenvolvimento motor. 

Ela consiste em uma massagem realizada nos pés dos pequenos. Por meio das pressões exercidas é possível influenciar o organismo do bebê e proporcionar muitos benefícios.

Quer fazer reflexologia, mas não sabe como? Olha essa dica!

Com a Singu você pode fazer reflexologia quando e onde quiser! As massagistas são super competentes e recebem treinamentos constantes. E para pedir é muito simples. Para facilitar, vou colocar o passo a passo aqui:

1° passo: Baixe o app aqui e escolha um dos nossos serviços;

2° passo: Escolha local, data, horário e pague pelo app;

3° passo: Receba uma das nossas incríveis profissionais na sua casa.

Fácil né? Então, faça o seu pedido e depois me conta se gostou e como está o seu tratamento, ok? Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Roberta Gerone

Roberta Gerone

Marketing e beleza são duas paixões na minha vida. Então, resolvi juntar o útil ao agradável e contribuir para o blog da Singu. Aqui, trabalho na área de marketing e ajudo com os conteúdos da página. Espero ajudar com dicas que facilitem o seu dia e sejam agradáveis de ler : ) Caso tenha alguma sugestão ou pauta de interesse, entre em contato comigo!