Rotina Skincare? Como iniciar uma rotina de cuidados, para uma pele saudável.

Rotina diária de cuidados com a pele

Cada vez mais, ouvimos falar de rotina SKINCARE, expressão em inglês, que significa uma rotina ideal de cuidados com a pele. Afinal, você já parou para pensar o quanto a sua pele sofre? Sol, poluição, insônia, incluindo até a sua alimentação. E a sua pele, reage a todos os fatores, pedindo cuidados especiais. A rotina skincare, consiste em manter a sua pele saudável, hidratada, protegida e jovem por muito mais tempo.

Para entregar o que a sua pele precisa, é necessário conhece-la, quais são as características e necessidades. E aí te pergunto: você conhece sua pele? Sabe qual o seu tipo de pele?

A nossa pele sofre, de acordo com a nossa rotina diária e além desses impactos, a pele pode passar por transformações durante o curso da vida, considerando não apenas fatores externos, mas como fatores internos. Sinais de envelhecimento, podem cursar a mudança do tipo de pele, assim como procedimentos estéticos e até mesmo genética ou disfunções hormonais.

Produtos Para Limpeza de Pele

Entendendo um pouco mais sobre os 4 tipos de pele:

Normal

Sabe aquele rosto com um viço saudável? Sem excesso de brilho (oleosidade) e sem sinais de ressecamento, geralmente essas são as características da pele normal, conhecida também por ter poros pequenos ou até mesmo imperceptíveis.

Seca

A pele seca não consegue reter a quantidade de água ideal, para gerar a hidratação, o que ocasiona no ressecamento. É uma pele com pouquíssimo viço e apesar de poros poucos visíveis, é uma pele que sofre frequentemente com vermelhidão e descamações.

Pessoa feminina sorridente em roupão de banho, cuidados com a pele
Pessoa feminina sorridente em roupão de banho, cuidados com a pele

Oleosa

Qual a diferença entre viço e brilho? A pele oleosa, diferente da normal, apresenta o brilho excessivo, distante do viço saudável, devido a produção abundante de sebo na pele. A pele oleosa é conhecida por ter poros abertos e marcados e por ser uma pele com mais tendência a acne.

Mista

Na pele mista, encontramos a mistura de alguns tipos de pele citados acima. Geralmente, oleosa na região conhecida como ZONA T (testa, nariz e queixo) e seca na região da bochecha ou nas extremidades do rosto.

Identificar o tipo da sua pele, e o momento em que ela está, é extremamente importante, para montar a sua rotina de skincare, entregar o ideal para a sua pele. Para o maior conhecimento da sua pele e da necessidade dela, procure um dermatologista, para acompanhamento.

Etapas de uma Rotina Skincare

Criar uma rotina de cuidados especiais para a sua pele, é montar um cronograma de etapas, levando em consideração não apenas as necessidades da sua pele, mas as etapas essenciais. A rotina de cuidados diários inclui as seguintes etapas:

Limpeza – Lavar o rosto a primeira etapa e é o uso dos produtos adequado para a limpeza, é imprescindível para que se alcance o resultado esperado. A limpeza diária, duas vezes ao dia, além de controlar oleosidade, evita o acúmulo de sujeira e bactérias e auxilia na limpeza dos poros, diminuindo a produção de cravos e espinhas. Nesta etapa é comum o uso de produtos, tais como: gel de limpeza, sabonete líquido, espuma de limpeza e até tipos de óleos. A limpeza é a etapa presente na rotina diurna e noturna, sendo intensificada na rotina noturna, através de produtos que auxiliem na limpeza profunda, tal como demaquilante e/ou até mesmo água micelar.

Esfoliação – A esfoliação é conhecida entre as etapas, como o momento de renovação celular, pois é o momento de remoção das células mortas. Atualmente, encontramos produtos que auxiliam na esfoliação de forma física, com microesferas, gerando a renovação da pele, através da esfoliação manual da pele. E além da esfoliação física, temos os esfoliantes químicos, que possuem os AHAs (alfa-hidroxiácido) presentes na fórmula, ácidos como glicólico, lático e málico. O esfoliante químico, diminui a coesão entre as células e promove a renovação da pele. Esta etapa deve ser avaliada de acordo com a sua pele, e com a indicação do seu dermatologista.

Mulher negra passando creme anti rugas no banheiro

Hidratação – A hidratação, devolve a maciez para pele. Nesta etapa, enganam-se pessoas que possuem pele oleosa e acreditam que não precisam hidratar a pele, esta etapa aumenta a barreira, aumentando a luminosidade da pele, e controlando a oleosidade, pois a pele entende que possui o necessário para ela se manter hidratada, e assim, controla a produção de sebo. A hidratação é uma etapa recomendada tanto na rotina diurna, quanto na rotina noturna. Para intensificar a hidratação, é possível encontrar produtos específicos para o a área dos olhos e para os lábios.

Female applying moisturizing cream after bath

Proteção – O protetor solar nunca deve ser deixado de lado! Procure uma opção que se adapte perfeitamente ao seu tipo de pele, pois além proteger a sua pele da dos raios UVB e dos raios UVA, manterá sua pele jovem por mais tempo, prevenindo as rugas, linhas de expressões e manchas. O filtro solar, não será apenas o seu aliado para proteção, atualmente encontramos opções que possuem fórmulas com tratamento, para clareamento, antioxidante e hidratante. O uso do protetor solar não é indicado apenas para dias ensolarados e em ambientes externos, o protetor solar é indicado todos os dias, devido o contato com luzes visíveis (aparelhos eletrônicos, lâmpadas etc.). No momento de proteção, é importante lembrarmos a quantidade exata de produto a ser aplicado e a necessidade de reaplicação, durante o dia.

As etapas acima, entregam necessidades básicas para a pele, de acordo com o seu tipo de pele. Além das necessidades básicas, em acompanhamento com um dermatologista, é possível identificar outras etapas, a serem considerados como tratamentos. Os cuidados especiais para pele, de uma rotina de skincare traçam o caminho para uma pele saudável!

Anti wrinkle cream. Woman with cream in heart shape on cheek. grey background with free space
Compartilhe este conteúdo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Loraine Freitas

Loraine Freitas

Quem é que entra neste mundo da beleza é não se apaixona? Sim, comigo foi assim! A marketeira da indústria farmacêutica, apaixonada pelas visitas nas farmácias e por resenhas do mundo da beleza, então por que não dividir tudo isso com vocês? Foi por isso que não pensei duas vezes, em compartilhar com você alguns assuntos que AMO falar aqui no BLOG da SINGU. Além da escrita, ser também uma das minhas paixões. Agora é a sua vez! Se tem algum tópico do seu interesse para conversarmos por aqui, pode me contar! 😊