Falta de cálcio e enfraquecimento de unhas

manicure

Como deixas as unhas mais fortes

Sempre que falamos de vitaminas e minerais, podemos destacar o papel destes elementos para falar de saúde e estética. As deficiências nutricionais podem ser um dos grandes responsáveis para unhas fragilizadas ou quebradiças. Ou seja, é preciso corrigir a falta de vitaminas e oligoelementos que auxiliam na formação da unha forte e saudável.

O cálcio é um dos principais componentes do tecido mineral ósseo e participa também do processo de formação das unhas, desde que esteja em sinergia com outros nutrientes, como a vitamina D, que desempenha papel importante no metabolismo do cálcio.

Mas se falta vitamina D, provavelmente faltará cálcio. E o pior, a demanda do corpo para cálcio é alta, se não há cálcio o suficiente, certamente seu corpo irá direcionar este nutriente para demandas mais urgentes ao invés de formar unhas bonitas.

E como podemos melhorar o consumo de cálcio através da alimentação:

  1. Soja em grãos ou queijo tofu – além de serem alimentos ricos em cálcio, possuem boas fontes de potássio, proteínas e baixo conteúdo de gorduras saturadas.
  2. Vegetais verde-escuros (brócolis, couve-manteiga, espinafre, tomilho)  – podem contribuir para a obtenção de cálcio, além de nutrientes sinérgicos a boa absorção do nutriente. A couve-manteiga e o espinafre possuem também a vitamina K, que dentre suas funções, ajuda no direcionamento correto do cálcio no organismo.
  3. Leites e derivados – o leite possui um alto conteúdo em cálcio por porção. Queijos e iogurtes por serem derivados do leite, também são ótimas fontes. É preciso verificar se há algum grau de intolerância a lactose para não ter efeitos digestivos e absortivos prejudicados. Neste caso, queijos amarelos podem ser uma boa opção. Ou cálcio de origem vegetal.
  4. Feijão Branco – contém cálcio, vitaminas do complexo B, ferro e muitas fibras. Inclusive possui uma proteína chamada faseolamina que pode auxiliar na boa ação da insulina e contribuir inclusive para manutenção do peso saudável.
  5. Algas marinhas – estudos recentes apontam que a absorção do cálcio das algas apresenta ótima biodisponibilidade, além de possuir outros minerais envolvidos no processo de formação da unha saudável.
  6. Gergelim – possui 9 vezes mais cálcio que o leite, e embora não seja consumido em grandes porções, contribui para a obtenção da quantidade ideal de cálcio no dia.
  7. Suplementação – algumas pessoas possuem uma demanda aumentada para cálcio, como os atletas. Neste caso sempre deve ser feito com acompanhamento profissional.

A recomendação de cálcio por dia varia de idade e população, conforme descrito abaixo:

Crianças de 1 a 3 anos: 500 miligramas
Crianças de 4 a 8 anos: 800 miligramas
Crianças e adolescentes dos 9 aos 18 anos: 1300 miligramas
Mulheres de 19 a 50 anos: 1000 miligramas
Homens de 19 a 70 anos: 1000 miligramas
Mulheres (+50) e Homens (+ 70): 1200 miligramas
Gestantes de até 18 anos: 1.300 miligramas
Gestantes após os 18 anos: 1.000 miligramas

Mas vamos lá, unhas fracas não mostram só ausência de cálcio como muitas pessoas acreditam. É preciso investigar à fundo todas as razões pelas quais a unha está fragilizada. Para o cálcio a regra é, uma alimentação rica e diversificada, muito banho de Sol e atividade física!

atividade física

REFERÊNCIA

BUENO, Aline L.  and  CZEPIELEWSKI, Mauro A.. A importância do consumo dietético de cálcio e vitamina D no crescimento.J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2008, vol.84, n.5

, pp.386-394. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572008000600003&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1816.

SCHALKA, Sergio; BOMBARDA, Patrícia Camarano Pinto; CANALE, Camila. Composto nutracêutico no tratamento do eflúvio telógeno associado à síndrome das unhas fracas. Surgical & Cosmetic Dermatology, v. 10, n. 1, p. 55-60, 2018.

TUCUNDUVA, Sonia. Tabela de Composição de Alimentos: suporte para decisão nutricional. 2ªed, 2002.

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Juliana Maciel

Juliana Maciel

Juliana Maciel Nutricionista CRN - 3 54881