Vitaminas Para Evitar Queda de Cabelo e Unhas Fracas

Suas unhas estão fracas, lascando ou se apresentam em um formato diferente do normal? E o  seu cabelo está com queda acentuada, mesmo com os cuidados externos?

Talvez seja a hora de rever a sua alimentação para poder recuperar a saúde e força das unhas e cabelos. Separamos uma lista das vitaminas e minerais que auxiliam para a prevenção da queda do cabelo e unhas fracas.

Vale lembrar que é preciso se alimentar com os alimentos da lista de forma regular e diária, já que o nosso corpo precisa de nutrientes todos os dias, não somente “de vez em quando”.

  • Cálcio: presente nos queijos e derivados do leite, tofu, sementes de gergelim, amêndoas, vegetais verde-escuros e algas marinhas.
  • Vitamina C: presente em frutas, legumes e vegetais como a acerola, laranja, limão, kiwi,  pimentão e brócolis.
  • Vitamina E: presente em folhosos verde-escuros, sementes, castanhas e nozes, além dos cereais integrais.
  • Biotina: presente em nozes, amendoins, gema de ovo, couve-flor, amêndoas e na microala clorella.
  • Vitaminas do complexo B: presente numa alimentação rica e variada em vegetais, grãos integrais, levedos ou gérmen de trigo, carnes e derivados.
  • Zinco: presente em alimentos como amaranto, sementes de linhaça, feijões e leguminosas, castanhas de caju e amendoim.
  • Ácidos graxos essenciais: presente nas sementes ou óleos de chia e linhaça, nozes, peixes marinhos, vegetais verde-escuros.

De forma resumida, vamos verificar como a deficiência afeta as unhas e cabelos:

A deficiência de cálcio faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço, já a falta de biotina altera o ciclo de crescimento do cabelo, aumentando a queda, além de ser um dos nutrientes mais utilizados para tratamento de unhas enfraquecidas. A água é fundamental para a beleza e a resistência dos cabelos que precisam de conteúdo hídrico, bem como para conferir dureza e resistência as unhas. Já a deficiência de zinco causa a diminuição da umidade podendo alterar a formação de colágeno, além de propiciar o surgimento das manchas brancas nas unhas e queda de cabelo. Vale lembrar que, mulheres que seguem regimes restritivos têm os fios enfraquecidos, opacos e rarefeitos, e como consequência suas unhas também apresentam-se enfraquecidas. Tudo isto é uma consequência de um estado nutricional debilitado.

Abaixo uma sugestão de cardápio com estes nutrientes:

Café-da-manhã

  • 1 pote de coalhada fresca natural
  • Uma fatia de tofu mexido com sementes de linhaça
  • Suco de goiaba com melancia

Lanche da manhã

Castanhas de caju com um copo de água de coco

Almoço

  • 1 colher de servir de arroz multigrãos
  • 1 concha média cheia de feijão fradinho cozido
  • Couve-manteiga levemente refogada com pimentões amarelos e azeite de oliva extravirgem
  • 1 filé de carne magra (ou no caso de vegetarianos dobrar a quantidade do feijão)
  • Salada de folhas, pepino, cenoura e tomate com limão espremido

Lanche da tarde

  • Maçã ou Pêra
  • Amaranto em flocos
  • 1 paçoca com aveia

Jantar

  • 3 colheres de sopa de arroz multigrãos ou penne integral Sementes de girassol e chia
  • 1 concha pequena de soja em grãos refogada
  • Salada de folhas variadas
  • Vamos cuidar da nossa alimentação com as vitaminas certas?
  • Espero que tenham gostado das dicas.

REFERÊNCIA

1 DE ANDRADE, Sonia Raquel. AUTO-ESTIMA, CABELOS E NUTRIÇ ESTIMA, CABELOS E NUTRIÇ ESTIMA, CABELOS E NUTRIÇÃO.

2 ADDOR, Flavia Alvim S. Influência da suplementação de nutrientes no metabolismo dos queratinócitos: estudo in vitro. Surgical & Cosmetic Dermatology, v. 4, n. 2, p. 150-154, 2012.

3 COSTA, Izelda Maria Carvalho; NOGUEIRA, Lucas Souza-Carmo; GARCIA, Patrícia Santiago. Síndrome das unhas frágeis Brittle nail syndrome. An Bras Dermatol, v. 82, n. 3, p. 263-7, 2007.

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