Você sabe o que é saúde mental?

Quando pensamos em saúde mental, muita coisa se passa pela nossa cabeça, algumas delas, envolvem doenças relacionadas ao sistema nervoso central. Mas, segundo a OMS temos por definição:

 “Saúde mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. A saúde Mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica.”

Enganados estamos, se pensamos desta forma, pois o termo “saúde mental” possui a ausência de uma doença e sim a relação que temos que temos com a vida, relacionado ao macroambiente, envolvendo desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. De modo geral, é ter o entendimento de como viver a vida de forma positiva com todas as situações que podem nos impactar, sejam elas positivas, tristes, serenas ou de culpa. É saber reconhecer os limites, entendendo seus erros e acertos e se necessário, buscar ajuda.

E como está a nossa saúde mental em tempo de pandemia?

Muito se pergunta, de como estão os ânimos, durante os dias que temos passado dentro de casa, longe de toda nossa rotina e de todas as atividades que estávamos acostumados a tocar durante o dia, pois em alguns momentos, sintomas a oscilação de sentimentos e até aumento da ansiedade. Afinal, segundo a OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo, cerca de 18,6 milhões de brasileiros, apresentam sintomas de ansiedade, o que traduz em 9% da população brasileira. E é neste momento que nos perguntamos, como estamos nos sentindo? Como estamos vivendo durante este momento de pandemia que estamos passando?

A primeira resposta, estamos nos reinventando, no meio desta situação. Nos adaptamos a trabalhar dentro de casa e a nos organizarmos com reuniões e com a agenda, coisa que parecia impossível conciliar dentro da nossa própria casa. Nos reinventamos na forma de nos comunicar. Sim, apesar de grande parte do nosso contato ser digital e dinâmico, aprendemos a não apenas trocar mensagens ou fazermos ligações por vídeos, aprendemos a importância da mensagem e do cuidado que caminha junto com ela. Nos reinventamos com a maneira de olhar para nós e está tudo bem, está tudo certo, diante o momento em que vivemos.

E você, já se perguntou no meio desta situação, quais são os fatores que podem ser usados para que você consiga organizar o seu dia e ainda assim, se sentir produtivo?

Banner - unhasPowered by Rock Convert

TENHA UMA ROTINA

Os horários estão bagunçados e até mesmo, as atividades estão bagunçadas, mas é importante criar uma rotina de acordo com os seus novos horários e atividades. Tenha horário para iniciar o trabalho, programar aquela ligação de vídeo, para fazer as suas refeições, para não esquecer de tomar água e para ter tempo de terminar o dia, se dedicando a algo que você adora fazer. Criar uma rotina, ajudará a organizar o seu dia e subdividir os itens programados que você possui durante o dia.

HÁBITOS SAUDÁVEIS

Tenha hábitos saudáveis para você e para sua mente. Procure receitas diferentes, que inclua alimentos saudáveis. Procure dicas de exercícios que podem ser feitos dentro de casa, ocupando pelo menos 30 minutos do dia, encontramos muitos canais e páginas que estão engajados com a causa neste momento de pandemia. Os hábitos saudáveis não incluem apenas o pilar alimentação e exercício físico, incluem também atividades de relaxamento, como meditação e yoga, que ajudam no controle da ansiedade e do stress, gerando uma melhora no sono e até na concentração.

RESERVE TEMPO PARA VOCÊ

Procure organizar o seu dia, criando uma rotina e separando um tempo para você. Para ler, para estudar, para assistir um filme/série ou até mesmo fazendo um spa day, cuidando dos cabelos, pele e corpo. Neste momento é até possível experimentar novas atividades, coisas que muitas das vezes colocamos na listinha de “eu quero” e acabam ficando pela ausência de tempo ou agenda, experimente uma nova receita, veja a possibilidade de fazer aquele curso que sempre sonhou, conheça aplicativos que te ajudem a aprender uma nova língua ou até mesmo, descobrir um novo dom. Neste tempo para você, é importante que você exerça atividades que tranquilizem e relaxem, afinal é uma pausa no seu dia para se dedicar a algo que você mais gosta de fazer ou que está conhecendo.

TENHA UMA BOA NOITE DE SONO

Sim, noite de sono! É essencial não bagunçarmos os horários durante este momento. Descansar é essencial para o funcionamento do nosso corpo. Técnicas para dormir como playlists tranquilizantes e até mesmo o uso de óleo essencial (aromaterapia), deixam a noite mais calma e aconchegante.

CRIE MOMENTOS COM PESSOAS QUERIDAS

É de extrema importância os momentos com pessoas queridas, seja família, amigos e companheiros(as). Por mais que o momento seja delicado e de restrição, tente organizar encontros com pessoas querida, seja através de ligações ou até mesmo por chamadas de vídeo, existem muitas plataformas que permitem a interação com um grupo grande e com possibilidade de jogos para um momento descontraído.

ORGANIZE SEUS OBJETIVOS

Sei que parece tarde para este momento, pois normalmente colocamos os planos no papel na virada do ano, mas este é um momento de reinventarmos e reafirmamos os nossos planos. É comum que devido o momento que vivemos, tenha até mais planos a serem anotados, o que não podemos, é deixá-los apenas na cabeça e sim, coloca-los no papel para nos aproximarmos do planejamento para a realização dele. Além de mantermos os planos vivo em nós, estimula a criatividade e a sensação de bem-estar.

Apesar de estarmos vivendo um momento de introspecção, é preciso trabalharmos a ideia que estamos em um momento delicado, do qual que estamos enfrentando JUNTOS. Durante a pandemia, procure estar em contato com pessoas queridas, cultivando bons sentimentos e seguindo uma rotina saudável para a sua mente. E se necessário procure um profissional específico para lidar com este momento ou busque alternativas gratuitas que alguns institutos oferecem neste momento de pandemia.

4 Points