Você sabe qual o formato de sobrancelha para seu rosto, qual combina com você?

As sobrancelhas são a moldura dos olhos, elas definem sua expressão, valorizam o olhar, por isso é importante saber o formato ideal para cada tipo de rosto.

Para aperfeiçoar seus contornos você deve respeitar os traços originais e mantê-lo o mais natural possível. Existem algumas técnicas que complementam e contribuem para encontrar o melhor modelo, que harmoniza com você, isso porque existem vários formatos de sobrancelhas para cada tipo de rosto.

Mas devemos tomar muito cuidado ao interferir no formato natural das sobrancelhas para evitar o comprometimento da expressividade facial.

Formatos de sobrancelhas

  • Arqueada: é a preferida pela maioria, são sensuais e possuem um efeito marcante, levantam o olhar e proporcionam um ar mais jovial.
  • Reta: tem um traço retilíneo e transmite um olhar mais sóbrio.
  • Grossa: tem um efeito mais natural, um traçado mais largo, é indicada para pessoas jovens.
  • Fina: composta por um traçado único, combina com pessoas com rosto mais afinado, mas hoje em dia não são muito usadas.
  • Curvada: quase formam um semicírculo, em geral entristecem o olhar

Qual o formato ideal da sobrancelha para cada tipo de rosto?

Geralmente o formato ideal escolhido por nós é o arqueado, porém cada formato de rosto harmoniza melhor com formatos diferentes de sobrancelhas.

Rosto Oval apresenta formas suaves em seu contorno, geralmente é um rosto pequeno, a sobrancelha deve ser larga no início e estreita a partir do ponto mais alto do arco, até o final. Exemplo: Jessica Alba.

Rosto redondo apresenta formas arredondadas em seu contorno e seu eixo predominante é o horizontal. Elas devem ser elevadas, formando um ângulo no ponto mais alto do arco. Não se deve arredondar as sobrancelhas em rostos redondos. Exemplo: Fernanda Souza

Rosto Quadrado apresenta as laterais, linhas da testa e do queixo numa linha reta, geralmente o eixo predominante é o horizontal. Exemplo: Aline Morais.

Rosto Retangular: apresenta laterais, linhas da testa e do queixo numa linha reta, porem o eixo predominante é o vertical, o rosto é longo. Exemplo Claudia Raia.

Rosto Diamante ou Losango apresenta testa e queixo estreitos, a parte mais larga é na altura das maçãs do rosto, deixando predominante seu eixo horizontal. Exemplo: Maddona.

Rosto Triangular: apresenta a linha do queixo reta, diminuindo nas laterais até a linha da testa. Exemplo: Reese Witherspoon

Rosto Triangulo Invertido: apresenta a linha da testa reta e larga, diminuindo nas laterais até a linha do queixo. Exemplo: Scarlett Johansson.

Rosto Hexagonal de Base reta apresenta linha da testa e do queixo numa linha reta, aumentando e formando um ângulo na altura da linha dos olhos. Exemplo: Milena Toscano

Rosto Hexagonal com laterais retas apresenta as laterais do rosto numa linha reta, diminuindo da altura da linha da sobrancelha até a testa e da linha da boca até o queixo. Exemplo: Flavia Alessandra.

Manutenção e cuidados com a sobrancelhas

Todo cuidado é pouco quando falamos na manutenção, pois estamos falando do seu desenho, e formato, e retirar demais pode acabar com tudo, portanto é necessário ter muita cautela. O ideal é mantê-la limpa, com o arco definido e com espessura equilibrada e adequada proporções do rosto.

Para qualquer correção no formato, recomenda-se o estudo completo da fisionomia do rosto, partindo-se para centralização das sobrancelhas onde deve observar os seguintes indicadores:

  • Tamanho
  • Formato
  • Alinhamento
  • Espessura e densidade dos pelos
  • Orientação do crescimento dos pelos

Existem profissionais especializados para encontrar o formato ideal das suas sobrancelhas com técnicas especificas de visagismo e imagem. Eles buscam a harmonia levando em consideração todos os aspectos de sua face e fazem a escolha das melhores técnicas para atender às suas necessidades e desejos.

O excesso de retirada também prejudica o crescimento, já que o pelo tem ciclos de crescimentos, e esses devem ser respeitados para que não haja, com o tempo, perda de volume.

Como dica posso dizer que para quem tem olhos pequenos, sempre manter limpa a parte de baixo da sobrancelha, isso levanta o olhar, já para olhos maiores o ideal é manter contornos mais fortes, para não aumentar ainda mais seu tamanho.

Por outro lado, olhos mais próximos pedem um canto interno mais limpo, enquanto olhos mais distantes ficam ótimos com sobrancelhas mais retas.

Com essas dicas com certeza você encontrará o modelo perfeito para seu estilo.

Lembre-se que é super importante que você se sinta confortável, feliz, confiante, isso faz toda diferença.

fechar a vista do belo olho feminino marrom
1 Points