Pressione ESC para fechar

Cuidar de você mesma nunca foi tão fácil.
Aproveite R$20 OFF no 1º agendamento com o cupom USESINGU!

Dieta cetogênica: como funciona e para que serve 

Rica em gordura e com baixo teor de carboidratos, a dieta cetogênica estimula o processo de cetose, que, consequentemente, contribui com a perda de peso. Mas será que funciona mesmo?

Antes de iniciarmos este artigo, vale enfatizar que dietas – especialmente as restritivas, como a que vamos abordar neste artigo – devem ser feitas somente com acompanhamento de profissionais nutricionistas ou nutrólogos, já que cada corpo possui necessidades fisiológicas diferentes.


Caso prefira ouvir este artigo, basta clicar no “play” abaixo.


O que é dieta cetogênica?

A dieta cetogênica é um plano alimentar adotado para estimular a cetose, um processo  metabólico que acontece no corpo quando os níveis de glicose (nossa principal fonte de energia) estão baixos.

Sem glicose suficiente, o organismo passa a produzir corpos cetônicos para utilizá-los como combustível. 

Os corpos cetônicos vêm das células de gordura, que são destruídas e transformadas pelo nosso fígado.

Para efeitos de comparação, a grande maioria das pessoas costuma ingerir mais de 250 gramas de carboidrato por dia. Aqui, o consumo é bem menor: menos de 50 gramas diárias.

Mas consumir gordura faz bem? Entenda o cardápio da dieta cetogênica

Veja, abaixo, alguns exemplos de alimentos que são privilegiados e de alimentos que devem ser consumidos com moderação na dieta cetogênica. 

Alimentos privilegiados: sementes, abacate, azeitona, castanhas, amêndoas, coco, nozes, azeite de oliva, óleo de girassol 

Alimentos que devem ser consumidos com moderação: massas, pães, cereais, tubérculos, raízes 

Pensou que era só adicionar qualquer tipo de gordura? Nada disso!

As fontes de gordura presentes na dieta cetogênica serão sempre fontes de gordura boa (gorduras monoinsaturadas, insaturadas e ricas em ômega 3)!

É fundamental reforçar que a dieta cetogênica deve ser personalizada, uma vez que pode oferecer riscos à saúde!

Além disso, existe um período de adaptação do organismo à dieta cetogênica. Ele pode durar alguns dias ou semanas, gerando cansaço, dores de cabeça, alterações de humor e mau hálito.

E funciona mesmo?

Caso sua intenção seja emagrecer e, posteriormente, manter o peso, tenha em mente que restringir radicalmente a alimentação não é a melhor solução, especialmente se pensarmos no médio e longo prazo.

É notadamente comprovado que dietas muito restritivas (seja em calorias ou em macronutrientes) não são eficazes no emagrecimento.

Agora você já sabe como é feita a dieta cetogênica, quais são os principais cuidados, quais são os alimentos permitidos, quais você deve evitar, e quais os efeitos ela pode ter na sua saúde.

Sabendo disso, nada de sair por aí fazendo grandes restrições por conta própria. Procure um profissional nutricionista ou nutrólogo, que vai te orientar direitinho seja qual for seu objetivo e lhe ajudar a  garantir seu bem-estar.