Pressione ESC para fechar

Cuidar de você mesma nunca foi tão fácil.
Aproveite R$20 OFF no 1º agendamento com o cupom USESINGU!

Passo a passo para uma maquiagem perfeita

Para muitas mulheres, maquiar-se tornou-se uma parte essencial do dia a dia. A grande diversidade de produtos proporciona, também, uma diversidade de tipos de maquiagens, que podem ser utilizados em várias ocasiões diferentes.


Como descobrir qual seu tipo de pele?

Em uma analogia simples, imagine que um rosto maquiado é como uma pintura, uma obra de arte, onde a maquiagem é a tinta utilizada e a pele a tela. Assim como cada tipo de tinta deve ser utilizado em um tipo de tela, cada maquiagem tem um tipo de pele ideal para qual ela é destinada.

Existem 4 tipos diferentes de pele: balanceada, seca, oleosa e mista.

O primeiro passo na escolha da maquiagem ideal é descobrir qual é o seu tipo de pele, para, assim, descobrir quais são os produtos específicos ou mais adequados para o seu tipo de pele. 

Dicas para identificar seu tipo de pele: 

  • Se sua pele fica quase sempre ressecada, independente da estação, ela provavelmente é uma pele seca. 
  • Se sua pele contém muitos poros e é notável a produção de oleosidade ao longo do dia, ela provavelmente é uma pele oleosa.
  • Se sua pele contém poros mais concentrados na zona T do rosto (como nariz, queixo e testa), produz mais oleosidade nestes locais, e nas extremidades do rosto é mais ressecada ou balanceada, sua pele provavelmente é mista.
  • A pele balanceada se comporta de forma equilibrada. Produz uma leve oleosidade somente em dias mais quentes, fica levemente ressecada em dias mais frios e na maioria do tempo se comporta sem produção de sebo ou ressecamento.
como descobrir o seu tipo de pele - balanceada, seca, mista ou oleosa: na imagem são mostrados os 4 tipos de pele destacados no texto


A limpeza de pele

O segundo passo, e indispensável nesse processo, é a limpeza de pele. Confira abaixo os itens essenciais para uma boa limpeza de pele.

O sabonete Facial 

É muito importante saber que o PH do nosso rosto é diferente de outras regiões do nosso corpo. Então jamais use seu sabonete corporal, ou o que costuma usar para tomar banho para higienizar o rosto. Use sempre um sabonete facial com PH apropriado.

Sabonetes que contém carvão ativado em sua composição costumam realizar uma limpeza mais profunda.

O tônico Facial

O Tônico Facial deve ser utilizado após o uso do sabonete. Ele ajuda a equilibrar o PH da nossa pele, além de tornar a limpeza mais profunda. Tônicos de fórmulas suaves são indicados para peles normais e secas. Tônicos adstringentes para peles mistas e oleosas.

a limpeza de pele - sabonete facial e tônico facial: na imagem são mostrados diversos tipos de sabonetes faciais de diferentes marcas


A hidratação 

O terceiro passo para que tenhamos uma maquiagem perfeita é a hidratação de pele. Essa etapa, diferente do que alguns podem pensar, é essencial para todo tipo de pele, inclusive as oleosas, já que peles oleosas não hidratadas podem produzir ainda mais sebo.

Diversos produtos podem ser utilizados para a hidratação da pele, entre eles, os mais famosos são os hidratantes cremosos, hidratantes em gel, séruns líquidos, elixires, águas termais e brumas hidratantes.

A escolha do melhor hidratante dependerá principalmente da preferência pessoal, mas vale dizer que geralmente hidratantes cremosos são indicados para peles mais secas e hidratantes a base de gel para peles oleosas.

a hidratação da pele: na imagem, a modelo passa um hidratante facial na maçã do rosto


A “pré-maquiagem”

Achou que a preparação já tinha acabado? Se segura que vem mais por aí!

Chegamos a fase que precede a maquiagem. Nessa fase, vamos falar dele, o primer!

O primer é essencial para preparar a pele para receber a base.

Ele tem a função de criar uma película protetora na pele, aumentar a durabilidade da maquiagem criando aderência com a base e também ajuda a controlar a oleosidade da pele ao longo do dia.

Alguns primers possuem efeito lifting, ajudam a deixar a pele mais lisinha atenuando linhas de expressão, outros minimizam os poros, matificam a pele, ou, ao contrário, dão mais brilho, permitindo um efeito de pele glow. 

O primer é muito importante para obter um resultado de maquiagem bem feita, uniforme e duradoura.

faça sua maquiagem com profissionais - chame a singu: na imagem são mostrados o texto “deixe sua maquiagem nas mãos de profissionais treinadas, chame a Singu” e uma modelo recebendo uma maquiagem profissional


E finalmente… A maquiagem!

O momento que todas esperavam: hora da maquiagem!

Começando pelo básico… A base!

A base é o produto que vai uniformizar a pele, suavizar as imperfeições, como manchas e acnes, e preparar a sua “tela”.

Existem bases de várias texturas, líquidas, cremosas, mais ou menos densas ou pastosas.

Geralmente bases mais líquidas possuem menos cobertura do que bases mais densas. Texturas mais densas fornecem mais cobertura.

O acabamento também pode variar, podendo ser matte ou luminoso.

Tudo vai depender da sua preferência.

Pessoas que têm a pele oleosa costumam se identificar mais com bases de acabamento matificado, por darem uma sensação de toque seco. Quem tem a pele mais seca, geralmente, prefere bases com acabamento mais brilhante. 

A cor da base também é muito importante. O mais recomendado é realizar o teste de cor na linha do maxilar, sendo possível, assim, comparar a cor do rosto com o colo.
Dica importante: Evite o excesso de produto para não correr o risco de acúmulo nas linhas de expressão.

tipos de base - pastosa, densa, cremosa, líquida: na imagem são mostrados 4 tipos diferentes de base para o rosto

O corretivo

O corretivo é o produto responsável por camuflar ou neutralizar as manchas da pele e é muito usado na região abaixo dos olhos para esconder as temidas olheiras. 

Corretivos líquidos de acabamento matte ou seco são os mais requisitados.

Corretivos coloridos são ótimos para corrigir manchas na pele.

Usando a colorimetria como ferramenta base, os corretivos coloridos são indicados da seguinte forma: 

  • O amarelo neutraliza manchas roxas, como, por exemplo, hematomas.
  • O verde neutraliza manchas avermelhadas, como, por exemplo, acnes. 
  • O roxo neutraliza manchas amarronzadas, como, por exemplo, provenientes do sol. 
  • O salmão neutraliza manchas roxeadas, como as olheiras.

Lembre-se de que o corretivo colorido apenas neutraliza.

Para camuflar é necessário passar por cima do corretivo colorido um corretivo de alta cobertura do mesmo tom da pele da pessoa em questão.

O pó Facial

O pó é fundamental para dar durabilidade à maquiagem. É ele que assenta a base no lugar.

Além disso, o pó sela e matifica a pele.

Existem os pós compactos, que geralmente possuem mais cobertura, e os pós soltos, que na maioria das vezes são mais fininhos. 

Os pós translúcidos não adicionam cobertura nem cor, e têm a função apenas de matificar a pele e aumentar a durabilidade.

O pó amarelo, ou como frequentemente são chamados, pó banana, podem ser usados em qualquer tom de pele, das mais clarinhas, nas versões light, até as peles mais escuras, servindo como um pó iluminador de pontos estratégicos do rosto. 

O efeito é bem usual para dar mais harmonização no rosto.

É usado no centro da testa, abaixo dos olhos, na região das olheiras, no queixo e na região do rosto acima da mandíbula.

O contorno 

O contorno do rosto, feito geralmente com uma cor mais escura do que o tom da pele, é muito importante para dar dimensão para a face.

São os efeitos de luz e sombra que contornam, desenham e harmonizam nosso formato de rosto e feições. 

Todas as áreas mais iluminadas vão para frente, ficando realçadas, e todos as áreas que ficam mais escuras vão para trás, dando impressão de profundidade. 

O contorno do rosto pode ser realizado de diversas formas, não existe uma regra.

Tudo depende do seu formato de rosto e das suas preferências.

Quem julga ter o quadrante superior do rosto (região da testa) grande, costuma contornar no alto da testa, perto da raiz do cabelo, delimitando e dando a impressão de uma testa menor. 

Contornar as laterais do nariz dá impressão de nariz mais fino ou afunilado. 

Contornar abaixo das maçãs do rosto dá uma dimensão importante de profundidade e harmonia que a maioria das pessoas gostam. 

Contornar na região do maxilar, queixo, é para quem quer disfarçar ou dar impressão de rosto menor. 

O contorno facial pode ser realizado com um pó compacto, com corretivos, com uma base, desde que todos sejam mais escuros do que o tom de pele. 

O blush 

O Blush é o que dá vida ao seu rosto. Uma pele saudável tem um rubor natural na região das bochechas. 

A base tira toda a cor natural do rosto, então é fundamental usar um blush para dar sensação de naturalidade e saúde.

Uma dica legal para descobrir o tom perfeito de blush para sua pele é dar uma beliscadinha na região das suas bochechas e observar a cor que surgirá numa luz natural, de frente pra uma janela por exemplo. Essa é a cor perfeita para você, tanto em tom quanto em subtom. 

Blush em pó e compactos são os mais comuns.

Se você prefere um ar de pele mais viçosa, o blush cremoso pode ser a melhor escolha.

Também estão muito em alta o uso de tints como blush, eles são líquidos e conferem muita naturalidade.

tipos de blush - em pó e compacto: na imagem é mostrado uma modelo sorrindo enquanto passa um pincel de blush na maçã do rosto

O iluminador

O iluminador é muito querido e a parte favorita da maquiagem de muitos.

Ele pode ser usado em regiões pontuais, como na parte mais saliente do ossinho das bochechas, no queixo e na ponta do nariz.

O iluminador traz realce, brilho e vida para a maquiagem.

Existem iluminadores em várias texturas. Em pó, em gel, em mousse e líquidos. 

Os mais fáceis de usar são os iluminadores em pó, por serem descomplicados na hora de esfumar.

Já os iluminadores em gel, mousse e líquidos conferem mais brilho, porém necessitam de uma atenção especial na hora de espalhar para não manchar.

As brumas

As brumas são muito utilizadas na finalização da maquiagem. 

Elas são hidratantes, conferem viço, tiram o efeito que o excesso de pó pode ter deixado na pele, além de serem fixadoras, ou seja, ajudam a criar aderência de todos estes produtos na pele e aumentam a durabilidade da maquiagem. 

As brumas são ótimas aliadas para ter um resultado mais profissional. São líquidas em frascos de spray.

Agora que você já conhece todos os produtos, seus benefícios e como usá-los, é hora de botar a mão na massa e arrasar por aí!

Menção honrosa que não poderia faltar: PROTETOR SOLAR SEMPRE logo antes da base!